sábado, 26 de maio de 2018

A restauração da democracia

Desabastecimento - A disseminação do caos, especialmente nas grandes cidades, é um dos aspectos preocupantes da paralisação nacional do transporte de cargas. O locaute acontece por uma combinação entre motoristas autônomos e empresas transportadoras, com o apoio explícito de usuários do transporte rodoviário de cargas. Na origem da disseminação das notícias falsas estão os interessados (e beneficiários) da situação caótica e incontrolável. A falta de mercadorias nos pontos de venda é evidenciada pela corrida desenfreada de consumidores à procura de produtos, e isso pode aumentar o apoio da opinião pública ao movimento.

Golpe - Os grandes veículos de comunicação, ao se limitarem à exposição de imagens de supermercados e postos de combustíveis lotados, alimentam a mentira, e incentivam a ação insana de parte da população. O objetivo midiático é evidenciar o caos para favorecer o aprofundamento do golpe. O problema que originou o movimento é real, do mesmo modo que as altas das tarifas do transporte público em 2013, mas as consequências da paralisação podem ser muito trágicas para o conjunto da população.

Perigo - A total falta de legitimidade do governo sem voto fica mais evidente com a disseminação do caos. Não está descartada a possibilidade de que o presidente ilegítimo seja destituído do cargo, o que favorece o discurso de defensores explícitos do autoritarismo. Um acordo, assinado entre integrantes do governo sem voto e entidades que se dizem representativas dos caminhoneiros, pode não ser cumprido. A divulgação midiática (da gravidade da situação), pretende evidenciar o visível fracasso do golpe parlamentar, criando condições para a viabilização de uma intervenção militar.

Democracia - As medidas, implantadas pelo governo sem voto, não contam com o apoio da maioria da população brasileira. O golpismo pretende implantá-las assim mesmo, ainda que, para isso, tenha que recorrer a meios violentos. A restauração da democracia, com a imediata libertação do presidente Lula (com sua consequente participação nas eleições de outubro), é o caminho para a revogação de medidas supressivas de direitos e de favorecimento dos interesses do capital internacional. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...