sábado, 21 de abril de 2018

Religiosidade e luta contra as injustiças

Injustiças - É generalizado, entre os cristãos, um sentimento de revolta contra as injustiças. Mesmo que, em certas ocasiões, transpareça um certo conformismo com a situação, é predominante a certeza de que a neutralidade favorece o opressor, e o lugar do cristão sempre vai ser o alinhamento com os que lutam contra as injustiças e contra a exclusão social. 

Compromisso - São poucos os religiosos católicos que têm a coragem de se expor, mais abertamente. Exemplos de compromisso com os oprimidos, como Dom Angélico Sândalo, acabam sendo criticados por outros religiosos. Em alguns casos, são ameaçados de morte, como aconteceu, recentemente, com o Padre Júlio Lancelotti. Há casos em que ameaças de morte se consumam, como ocorreu com a freira norte americana Dorothy Stang, e outras situações em que acusações acabam conduzindo o acusado à cadeia, como aconteceu com o padre Amaro, continuador do trabalho da religiosa no interior do Pará.

Perseguições - Críticas, perseguições, ameaças e assassinatos, no entanto, não tem sido suficientes para impedir ações em defesa da justiça social e a participação religiosa nas lutas do povo. A presença do Frei Ederson Queiroz em Curitiba, na vigília Lula livre, deve ser entendida como parte do engajamento dos religiosos nas lutas sociais, sempre ao lado dos oprimidos. Quando ele diz que o "acampamento anuncia realidade de fraternidade com que a gente sonha" está representando milhões de pessoas de todo o país. 

Participação - Na história da humanidade, a presença de religiosos na luta contra as injustiças sempre foi importante. No Brasil, durante a ditadura militar, a oposição se utilizou de espaços cedidos pela igreja para a realização de reuniões que, mais tarde, resultariam na vitória do povo contra o autoritarismo. Enfrentar o golpe de 2016 é muito mais do que apoiar a presidenta Dilma e o presidente Lula. Reforçar a luta do povo oprimido contra as injustiças deve ser compromisso permanente de padres, freiras, religiosos e leigos que professam a fé cristã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...