domingo, 4 de fevereiro de 2018

Celebrações importantes

Popular - Na manhã deste sábado, dia 3 de fevereiro, aconteceu uma festa popular que há muito não se via.   Integrantes de movimentos sociais de vários bairros da região sul de São Paulo se reuniram para promover a inauguração popular do Viaduto Dona Marisa Letícia, na região do M'Boi Mirim, perto dos bairros Jardim Angela e Piraporinha . Convocados pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, os militantes sociais populares da zona sul deram uma resposta vigorosa ao prefeito tucano da cidade de São Paulo, que havia cancelado a solenidade oficial de inauguração, com a intenção de reforçar o discurso odioso antipetista. Além de enfrentar o ódio, os movimentos sociais populares da zona sul iniciaram o caminho de combinar a luta institucional, com batalhas ferrenhas no parlamento, com a ação direta viabilizada através de manifestações populares.

Aniversário I - Na manhã deste domingo, dia 4 de fevereiro, participei da celebração de aniversário da Milena, uma das minhas filhas. A comemoração aconteceu em meio a um evento da entidade que ela participa, na missa das 10 horas da Igreja da Boa Morte, localizada na Rua do Carmo, no centro da cidade de São Paulo, e teve como ponto importante, a afirmação do celebrante de que "a escolha de um caminho de fé é também um sinal de que muitos desafios e provações deverão ser enfrentados e superados".

Aniversário II - O aniversário de vida da Milena, ocorrido neste domingo, por muito pouco não coincidiu com a passagem do primeiro aniversário da morte de Dona Marisa Letícia, motivação para a solenidade de inauguração popular ocorrida no sábado. Na noite do dia 3 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, missa celebrada por Dom Angélico Sândalo Bernardino lembrou a passagem da data, teve o objetivo de manifestar a repulsa ao ódio desferido contra a eterna primeira dama do país e de demonstrar que a neutralidade da ação religiosa não pode servir de escudo para legitimar a ofensiva de exploradores perenes dos direitos dos trabalhadores.          

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...