quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A democracia e a verdade

Indecisão - A poucos dias da eleição, ainda há um grande percentual de pessoas que ainda não decidiram em quem votar. O contingente de pessoas que ainda tem dúvidas é amplificado pela atitude da mídia tradicional, que demoniza a política e, ao mesmo tempo, trata como normal a postulação presidencial de um defensor de ideias fascistas. Não é improvável que a indecisão se converta em ausência das urnas no dia 28 de outubro, ou que se expresse através de votos nulos e brancos.

Comparecimento - O eleitorado indeciso, por outro lado, pode ser convencido a votar, especialmente para evitar que o resultado final beneficie o fascismo. É preciso que saibam que a omissão pode favorecer o "coiso". Os boatos e as mentiras do candidato do fascismo podem ter influenciado muitas pessoas, mas os desacreditados com a política podem não ter sido alcançados pela propaganda enganosa. A democracia pode ser fortalecida com a participação de todas as pessoas. 

Fascismo - O comportamento violento de alguns dos admiradores do "coiso" tem contribuído para um alheamento muito perigoso, e isso não pode intimidar quem sempre lutou pela igualdade e pela justiça. O comportamento criminoso e parcial da mídia, que afirma, insistentemente, que há "dois lados violentos" na disputa eleitoral, deve ser combatido por todos os meios. É difícil desmontar o aparato midiático, que apoia o fascismo, mas nunca será uma tarefa impossível. Não podemos nos esquecer que, mesmo diante do massacre midiático, o PT elegeu a maior bancada da câmara federal e somos o partido mais reconhecido pela população brasileira.

Convencimento - Entre os seguidores do "coiso" há um percentual razoável de pessoas que, por causa da propaganda enganosa, se tornaram antipetistas. Acusações mentirosas, de que o PT, no governo, iria fechar igrejas e institucionalizar o aborto, os convenceram a escolher o outro candidato, mesmo sem saber quais são as ideias dele para o país. Nos próximos três dias teremos a tarefa de dialogar com os antipetistas enganados, denunciar a farsa e restabelecer a verdade.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...