sábado, 17 de março de 2018

Liberdade de organização e luta de classes

Hélio Bombardi - Nesta semana fui informado da morte de um grande amigo. Ele foi, enquanto viveu entre nós, um companheiro de luta que soube, sempre, combater o bom combate e convencer os que estiveram ao seu lado sobre a justeza de ideias e propostas, que passaram a ser defendidas por muitos militantes e simpatizantes da causa da transformação da sociedade. Uma de suas ideias mais conhecidas é a defesa da importância das organizações de base dos trabalhadores, e da prevalência dessas organizações, diante das diretorias dos sindicatos. As ideias que ele defendeu continuam presentes na consciência de todas as pessoas que tiveram o privilégio de conviver com ele. Um problema de saúde o levou à morte, mas as suas ideias não morrerão jamais.

Trabalhadores - Todas as coisas que conhecemos, os objetos que fazem o nosso bem estar diário, só existem por causa do trabalho humano. A remuneração da mão de obra, aviltada pela sede de lucro dos que se apropriaram de bens de produção e de matérias primas, deveria ser a justa devolução pelo esforço despendido na produção de bens e serviços, mas, desgraçadamente, na maioria das vezes, não é suficiente para a manutenção de pessoas e famílias. O desafio mais importante da humanidade é a construção da justiça social e da igualdade entre as pessoas. Não é razoável que muitos tenham tão pouco (quase nada), enquanto poucos sejam donos e proprietários de bens de produção e de matérias primas que, originalmente, pertencem a todas as pessoas.

Organização - O enriquecimento individual é responsável direto pelo aumento da miséria. Somente a organização dos trabalhadores, em cada local de trabalho, pode barrar esse individualismo criminoso. A liberdade não pode ser entendida como uma concessão dos detentores do poder real, mas deve ser buscada, através da luta diária, a partir do crescimento da consciência de classe. A conquista da justiça social também não pode ser entendida como uma concessão do capitalismo, mas como uma conquista das organizações de base e da luta pelo socialismo. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...