sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Lembranças importantes, luta permanente

Retrovisor - Ainda não é o momento de fazer uma retrospectiva dos acontecimentos do ano, mas os acontecimentos recentes foram marcantes demais para que passem a ser vistos no passado, apenas como lembranças. É necessário que os acontecimentos sejam registrados para que façam parte da nossa vida, no tempo presente, e é essencial que os momentos sejam eternizados, como a história é eterna, a luta de mulheres e homens por igualdade e justiça sempre está presente.

40 anos da greve de 1979 - Em setembro e outubro nos reunimos com militantes (metalúrgicos e não metalúrgicos) que construíram a paralisação de novembro de 1979 na cidade de São Paulo. Os momentos foram importantes para promover o reencontro de pessoas que há muito não se viam e, ao mesmo tempo e principalmente, serviu para registrar um momento histórico importante da luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade de São Paulo.

Sem terra - Tive a honra de estar presente na homenagem da Câmara Municipal de São Paulo ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A homenagem não diz tudo sobre o sentido da luta pelo direito à terra para quem trabalha nela e sobre os benefícios da produção agrícola dos assentamentos para quem mora em grandes centros urbanos. O dia a dia das mulheres e dos homens que compõem o MST vai muito além da luta pela reforma agrária. A produção dos assentamentos assegura comida de boa qualidade na mesa de todas as pessoas em todos os lugares. A luta pelo direito à terra para quem trabalha nela se soma ao trabalho diário de produzir alimentos saudáveis.

9 de novembro - Minha maior lembrança da data sempre foi o massacre ocorrido em Volta Redonda em 1988, e que resultou na morte de três operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A partir de 2019, a data será lembrada, também, pelo primeiro pronunciamento do presidente Lula depois de sair da prisão de Curitiba. Vão conviver comigo, por toda a vida, lembranças da luta contra o capitalismo, que resultou na morte dos companheiros de Volta Redonda; e lembranças de uma alegria imensa, estampadas nos semblantes de mulheres e homens que lutam por justiça e igualdade, presentes em São Bernardo para participar da celebração da esperança de um mundo melhor e mais justo.

Lula livre - A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de reafirmar o princípio constitucional da presunção de inocência e de assegurar o direito de que qualquer pessoa só pode ser presa depois de esgotar todos os recursos judiciais, resultou na libertação do presidente Lula. Queremos que todos os processos contra ele sejam anulados, pois não existem provas para condená-lo. As evidências de que houve uma armação para sentenciá-lo e decretar sua prisão tornam ainda mais urgente o cancelamento das acusações.

Orgulho - Neste final de semana acontece, em São Paulo, mais um Congresso do Partido dos Trabalhadores. Vou acompanhar, como militante, os debates que vão acontecer na Casa de Portugal, e vou acatar as deliberações por confiar nas companheiras e nos companheiros que lá estarão, como delegadas e delegados. Tenho orgulho de pertencer aos quadros do PT. Confio totalmente nas companheiras e nos companheiros que estão, comigo, na luta de todos os dias. Tenho certeza de que a luta é permanente e contínua. Estarei sempre na mesma trincheira.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...