quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Desânimos e desafios

Desânimo - Não é raro vermos companheiros e companheiras desanimados com o futuro. Isto não é pouca coisa se considerarmos que fazemos parte de uma geração que já enxergou a revolução socialista na próxima esquina, mas é um evidente exagero. É importante registrar os avanços que conquistamos e, especialmente, é preciso verificar que, mesmo com os inúmeros avanços conquistados, os interesses do capitalismo liberal sempre estiveram à nossa frente.

Tecnologia - A derrota mais recente da esquerda aconteceu na discussão sindical sobre a implantação de novas tecnologias na produção. Nós sempre quisemos que a modernização acontecesse para eliminar tarefas insalubres e perigosas para os seres humanos. Os empresários nunca esconderam que pretendiam um processo que resultasse em "poupança de mão de obra". 

Morte - Um exemplo disso é a cultura da cana-de-açúcar. A mecanização da colheita aconteceu gradualmente, observando um calendário de diminuição da quantidade de trabalhadores. Enquanto a mecanização foi sendo implantada, milhares de trabalhadores e trabalhadoras continuaram sujeitos a condições insalubres e mortalmente perigosas.

Aplicativos - Mais recentemente, com a adoção dos aplicativos, a situação piorou. Empresas difíceis de localizar, com sedes em paraísos fiscais, exploram a mão de obra de pessoas que têm muita dificuldade de organização. O costume de conversar com trabalhadores e trabalhadoras nas portas dos locais de trabalho é uma dificuldade adicional para a esquerda. 

Desafios - Do mesmo modo que na época da implantação da novas tecnologias na produção, as classes dominantes estão fazendo uma operação para se apropriar dos lucros obtidos pelos aplicativos. Cabe à esquerda o desafio de organizar os trabalhadores e as trabalhadoras, porque eles não conseguiram inventar um jeito de isso acontecer sem a necessidade de seres humanos. As tarefas nunca serão poucas nem pequenas, mas nós iremos em frente.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...