segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Meio ambiente e capitalismo

Clima - O presidente dos Estados Unidos se retirou do acordo mundial do clima, um tratado internacional que pretende estabelecer regras para a produção de gases que causam o efeito estufa, de modo a prevenir a aceleração do aquecimento global. A atitude ocorreu por encomenda de empresas norte-americanas que seriam, supostamente, forçadas a modificar seus modos de produção ou teriam seus produtos perigosos proibidos. O presidente norte americano atendeu o pedido dos empresários de seu país, ainda que, para isso, tenha que prejudicar a maioria da população do planeta.

Desmatamento - No Brasil, o governo sem voto acaba de reduzir exigências ambientais numa extensa área de terras onde estão instaladas mineradoras. A área, equivalente ao estado do Espírito Santo, fica no norte do país, e a permissão para o desmatamento não acarretará somente problemas ambientais. Instalações clandestinas de mineração serão legalizadas, e os verdadeiros proprietários da área (índios e agricultores), serão expulsos com o uso de armamento pesado e, agora, com apoio oficial.

Coincidência - Donald Trump é meio maluco e o presidente brasileiro chegou ao cargo se ter obtido nenhum voto. A maluquice e a ilegitimidade, no entanto, não podem servir como justificativas para o cometimento de crimes. Os mortos por doenças respiratórias (em todo o mundo), e os expulsos de suas terras pela força das armas, no norte do Brasil, são vítimas de uma lógica que prioriza a lucratividade dos negócios e coloca em segundo plano a preservação da vida humana. Trump e Temer, além das iniciais dos seus sobrenomes, também têm, em comum, a ideologia de que a vida humana deve valer menos do que a lucratividade.      

"1984" e o futuro que estamos vivendo

O livro "1984" foi uma das leituras mais importantes da minha vida. Muito antes da expressão "big brother" se tornar comum ao cotidiano das pessoas, ela já fazia parte da minha vida, graças ao romance do britânico George Orwell. 
Tomei contato com a publicação no final dos anos 70 do século passado, quando vivíamos, em nosso país, uma ditadura que, além de sanguinária e violenta, tinha o objetivo de destruir qualquer tipo de resistência ao regime. 
Participava de organizações operárias e populares na cidade de São Paulo, e os grupos e pessoas eram perseguidos de forma implacável pelo aparato repressivo. A leitura era a possibilidade de desenvolver o intelecto, além de ser, também, uma forma de libertação.
O livro foi escrito em 1948, depois da Segunda Guerra Mundial, e falava de um tempo distante, no futuro, onde as mentes seriam controladas pelas autoridades. O título da publicação é uma referência ao ano em que foi escrito, com a inversão dos dois dígitos.
Alguns leitores insistem em utilizá-lo como uma pregação anticomunista. Ainda que os escritos de George Orwell possam ter essa utilização, o objetivo central do livro é a crítica ao controle de corações e mentes. O mundo capitalista é especialista na criação de controles da vida das pessoas, o que pode ser verificado na quantidade de filmadoras existentes em vários espaços públicos e privados. O livro é uma crítica direta ao capitalismo e ao espaço midiático, que busca moldar o pensamento dos seres humanos de acordo com os interesses do sistema. 
A publicação pode ser adquirida através do link https://www.estantevirtual.com.br/b/george-orwell/1984/3544357823 com preços a partir de R$ 20,00. Quem quiser ler um resumo do livro, pode acessar o blog "Sociologia é o limite", através do link http://sociologialimite.blogspot.com.br/2009/04/resumo-do-livro-1984-de-george-orwell.html.  

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...