sábado, 28 de dezembro de 2019

A polarização, o protagonismo e demandas da periferia

Hipocrisia - O discurso genérico e mentiroso sobre a "polarização" política da sociedade serve, principalmente, ao pensamento conservador. A ideia de que o antipetismo só existe por causa do PT, perseguida desesperadamente pela mídia tradicional, tem a intenção, não confessada, de reforçar uma suposta (e inexistente) neutralidade na disputa entre as classes sociais, favorecendo a continuidade da dominação.

Orgulho - Boa parte das pessoas enxerga o comunismo como o oposto de democracia, e os grandes veículos de comunicação colaboram com essa visão distorcida. A deputada federal Jandira Feghali, ao desmentir um boato sobre uma suposta (e inexistente) mudança de nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), afirmou que tem "orgulho de ser comunista", porque acredita "nos valores de solidariedade e bem comum". Ainda que eu faça parte de outra legenda, quero me juntar a ela nessa declaração. Apesar de sermos discriminados e perseguidos, nós, mulheres e homens comunistas, temos a honra de pertencer a uma parte da sociedade que luta por um mundo melhor e mais justo para todas e todos.
 
Incentivo - A "polarização" ideológica é provocada, frequentemente, pelo fascismo e por seus seguidores, e tem o objetivo de reforçar a neutralidade, mas cumpre a tarefa de estimular a necessidade de aprofundamento das ideias socialistas e libertárias. Os ataques ao socialismo contribuem para reforçar as demandas e reivindicações das classes populares, que sempre serão impossíveis de serem atendidas no capitalismo.

Definição - O Partido dos Trabalhadores acaba de definir o calendário de debates visando a escolha de nosso candidato à prefeitura da maior cidade do país. As discussões vão acontecer em todas as regiões e vão tratar de temas de interesse da população. O processo de escolha da candidatura é um indicador seguro de que o PT, de volta à prefeitura, vai reeditar as políticas públicas que favoreceram o povo paulistano, principalmente os que moram em bairros da periferia.

Corrupção - A seletividade do combate à corrupção política é um dos aspectos do conservadorismo, há bastante tempo. É sintomático que as denúncias veiculadas pelos grandes veículos de comunicação em relação a figuras públicas do PT sempre sejam reproduzidas e amplificadas, enquanto que acusações contra integrantes da política tradicional nunca receberam o mesmo tratamento.

Protagonismo - A constatação de que as demandas populares são, a cada dia, mais urgentes, deve nos animar para o incentivo à organização da população da periferia. A chave para o sucesso da campanha eleitoral municipal de 2020 é o casamento da campanha com as revindicações da população. Os protagonistas da luta popular devem se posicionar, lado a lado, com o candidato a prefeito, e isto será mais fácil se essa identidade já existir.    

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...