quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O feijão e o sonho

O ser humano é movido por sonhos e projetos. Paralelamente a isso, todos temos que tratar da sobrevivência. No interior de cada pessoa sobrevivem duas personalidades, uma mais ligada a sonhos e projetos; e outra, preocupada em dar conta dos desafios e dificuldades da sobrevivência.
O livro "O feijão e o sonho", de Orígines Lessa, se ocupa com essa dicotomia, que existe em cada pessoa, mas que é mais comum acontecer com casais. No caso da história contada pelo escritor lençoense, a diferença se dá entre um poeta e sua mulher, ele mais ligado aos sonhos; e ela aferrada à realidade do dia a dia e das contas a pagar.
Li o livro na minha juventude e, depois de anos, visitei as mesmas páginas. Já com a experiência que me foi presenteada pelo tempo, pude verificar que a limitação dos sonhos é determinada, muitas vezes, por um sistema de desigualdade e de injustiça. Os sonhos ficam mais distantes por causa do avanço de um senso comum que despreza a poesia e privilegia o lucro.
Não sei qual foi o objetivo do escritor. Não tenho informação se ele chegou a defender o fim da sociedade injusta em que vivemos. Penso, sinceramente, que ele não deve ter ficado contente pelo uso oportunista de seus escritos. 
O livro concentra a narrativa na figura do poeta, taxando-o de irresponsável, como se a poesia fosse condenável, e como se a única felicidade possível tenha que estar ligada, obrigatoriamente, à defesa da sobrevivência material. Ao fim do livro, o poeta descobre, para sua alegria, que seu filho seguirá o mesmo destino que ele, e se tornará escritor. 
A vida, mesmo diante de dificuldades, nunca poderá existir sem que existam sonhos e projetos.  A recomendação da leitura está, obrigatoriamente, ligada à valorização dos sonhos e da poesia. Vale a pena ser sonhador e ser feliz, mesmo diante de inúmeros problemas. A publicação pode ser encontrada no site estante virtual (https://www.estantevirtual.com.br/b/origenes-lessa/o-feijao-e-o-sonho/109625012), com preços a partir de R$ 3,00 + frete. 

Os meninos da Rua Paulo II

O texto anterior representou uma mudança importante na preocupação deste blogger. Antes ocupado com textos sobre a realidade política do país e do mundo, passei a escrever sobre minhas experiências na leitura de livros, desde a minha infância.
Um dado importante da formação do caráter e da personalidade de todas as pessoas, a leitura também representa inúmeras possibilidades de desenvolvimento profissional. Como me dedico a escrever, a leitura de livros e publicações sempre esteve presente em minha vida.
Inicialmente, como primeira postagem, relatei a experiência com a leitura do livro que empresta o título para o meu texto, e descobri que amigos e companheiros também leram o mesmo livro. Descobri também que a publicação, hoje, é difícil de encontrar nas grandes livrarias, limitando sua posse em mãos de vendedores de livros usados e leitores particulares.
Vou continuar publicando textos sobre as minhas leituras e, como o blog vai se dedicar a literatura, também vou publicar textos de pessoas queridas, e orientações de como encontrar exemplares dos livros que formaram a personalidade da minha geração, assim como filmes e peças de teatro que se originaram das publicações escritas.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...