segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O conteúdo da resistência

Frustração - O resultado eleitoral é frustrante. Sou do PT desde muito tempo, e não gosto de perder. Mas é assustador o caráter (ou a falta dele) revelado por pessoas muito próximas. Não se tratou de ser "antipetista" ou de fazer uma "escolha democrática". Apoiadores do "bozo" se declararam racistas, homofóbicos, xenófobos e contrários a avanços importantes da civilização humana. 

Ódio - Episódios revoltantes, como o assassinato de jovens pobres e negros, moradores das periferias, passaram a ser enaltecidos, e isso pode legitimar ações criminosas de agentes da segurança pública. Pessoas aderiram ao discurso de ódio, em nome de uma abstrata segurança das "pessoas de bem", e isso pode resultar, também, no aumento da quantidade de linchamentos e na legitimação do ato de "fazer justiça com as próprias mãos".

Mentiras - O sucesso do candidato do fascismo foi construído com base na veiculação de notícias falsas. Acusações (nunca provadas) contra o PT atraíram o voto de antipetistas, e pronunciamentos contra gays, negros e estrangeiros motivaram a mobilização de preconceituosos e racistas. 

Mortes - O que mais me assusta é que o candidato eleito presidente pode não colocar em prática as ideias estapafúrdias de seu discurso, mas, desgraçadamente, suas palavras podem ser entendidas como uma espécie de "licença para matar", e os tais "cidadãos de bem" podem se sentir no direito de cometer atos violentos contra quem eles bem quiserem. 

Violência - Mortes de jovens, negros e pobres, que já acontecem nas periferias, podem aumentar em números alarmantes, agora com autorização oficial. Agressões homofóbicas, que já ocorrem, podem se ampliar, como decorrência dos discursos de ódio do "coiso". Como petista e militante, não tenho como me esconder atrás de uma inviável clandestinidade, mas posso ser atacado em qualquer lugar, porque o antipetismo é uma das motivações dos seguidores do candidato fascista.

Indestrutível - Tenho orgulho de minha trajetória militante, mas, ao mesmo tempo, tenho consciência das limitações da atuação política do PT. É importante ressaltar que elegemos a maior bancada de deputados federais e que somos, há alguns anos, o partido político com maior aceitação da população brasileira, mesmo com todo o massacre midiático. É essencial, no entanto, reconhecer que não conseguimos hegemonizar a sociedade com nossas ideias de generosidade e de justiça social.

Insuficiências - A simpatia popular pelas ideias esquisitas do "capetão" podem se originar de nossas próprias insuficiências. Isto significa que toda resistência sempre vai ter que considerar a necessidade da massificação de valores positivos. A luta é permanente e contínua, e um dos aspectos dela é o conteúdo das ideias que sempre foram defendidas e praticadas pelo PT e pela esquerda.    

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...