sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A luta política e o fascismo

Constituição - A decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda que também beneficie o presidente Lula, é um reconhecimento explícito de que a Constituição Federal de 1988 continua valendo. Todos os presos depois de julgamento em segunda instância poderão recorrer em liberdade das sentenças condenatórias, como determina o constituição.

Violência - A libertação do presidente Lula vai acontecer no momento em que aumentam os casos de uso da violência física. Incentivados pelo governo fascista, partidários do "coiso", sem argumentos para defender suas opiniões, vem recorrendo a atos insanos e inconsequentes para fazer prevalecer suas ideias estúpidas. 

Agressões - A agressão covarde ao jornalista Glen Greenwald, desgraçadamente, não é um episódio isolado. São muitos os fatos em que a violência vem sendo utilizada contra homossexuais, mulheres, negros e povos tradicionais, sempre incentivados pelo próprio "coiso" e por seus seguidores.

Polarização - A mídia tradicional, quando fala em polarização, sempre se refere aos praticantes de atos violentos como "um lado" da disputa política. Os grandes veículos de comunicação, quando fazem esse tipo de serviço alardeiam a polarização, mas não mencionam os agressores e, na maioria das vezes, culpam as vítimas.

PT - No caso específico dos partidos políticos, há uma estigmatização crescente em relação ao Partido dos Trabalhadores e às organizações de esquerda. O mesmo antipetismo que abriu caminho para o golpe de 2016 continua sendo disseminado na sociedade, de modo a legitimar atos insanos e violentos. Há uma tentativa mal disfarçada de legitimar uma "terceira via", ideia que pressupõe a extinção do PT e da esquerda.

Suicídio - É importante que fique claro que todos os integrantes do Partido dos Trabalhadores não estão (e nunca estaremos) dispostos a cometer "haraquiri político" e, ainda que a direita patrocine figuras públicas como Ciro Gomes ou Geraldo Alckmin ou ainda alguma figura televisiva famosa, sempre nos posicionaremos na trincheira dos excluídos e na luta por justiça social, defendendo as demandas e reivindicações que surgiram, exatamente, de onde nós nos originamos.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...