sábado, 6 de junho de 2020

Luta anti-fascista e direitos humanos

Direitos Humanos - Aprendi, desde muito jovem, que os direitos são transformados em leis depois que são retirados das pessoas. Na maioria das vezes, a lei só restitui parte dos direitos surrupiados. Assim, por exemplo, os territórios demarcados como pertencentes aos povos originários são uma pequena parte do território que, no passado, pertenceu a eles. 

Defensiva - Há um senso comum progressista, que nos leva a uma postura defensiva e à luta para amenizar injustiças, desconsiderando que, na história da humanidade, os direitos humanos já pertenceram a todas as pessoas, e foram retirados pela ação de exploradores. A supremacia branca, por exemplo, só foi possível por causa da transformação de pessoas negras em seres inferiores.

Democracia - A democracia representativa sempre serviu (e continua servindo) para a legitimação da retirada de direitos e dos demais crimes perpetrados pelos mais fortes. O autoritarismo, por outro lado, sempre serviu para a implantação de medidas inaceitáveis, que buscavam aprofundar exclusões sociais e supressões de diretos readquiridos. 

Ditaduras - As ditaduras, ainda que tenham relativo respaldo popular, buscam implantar políticas públicas de aprofundamento das injustiças. O combate ao fascismo deve ter, como foco principal, a restituição de direitos suprimidos e terá, como objetivo mais imediato, derrubar um aliado das desigualdades do capitalismo. 

Unidade - A luta contra o fascismo contará com a participação de pessoas que concordam com a supressão de direitos originais, mas isso não pode representar impedimento para que ela aconteça. A aliança conjuntural, no entanto, nunca será perene. Os defensores da supressão de direitos nunca serão aliados da restituição de condições mais favoráveis para todos os seres humanos, e jamais se tornarão defensores de condições  de igualdade para todos os seres humanos.  

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...