terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Carnaval e disputa política

Carnaval - Ainda não aconteceu a apuração, mas é esperado que os aplausos à Escola de Samba Paraíso do Tuiuti se limitem a pessoas que lutam contra o golpe. Mesmo que haja um consenso generalizado sobre um dos dizeres do samba, quando afirma que "não sou escravo de nenhum senhor", isto não significa que este refrão vá ser vitorioso no carnaval de 2018. O título deve ficar com alguma escola de samba que reproduziu, na passarela do samba, o discurso genérico contra a corrupção, muito disseminado pela mídia tradicional, com a óbvia seletividade antipetista.

Dependência - Os desfiles das escolas de samba se transformaram,  com o tempo, em um negócio altamente caro e, ao mesmo tempo, muito lucrativo. A manifestação popular, inicialmente livre e espontânea, se tornou dependente de patrocínios privados e subvenções públicas. Não é estranho que uma das agremiações mais tradicionais de nosso Carnaval tenha centralizado seu enredo no protesto contra o corte de subsídios da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A redução de subsídios oficiais não inviabilizou a folia. Foi responsável pela ampliação da criatividade dos sambistas, mas não escondeu a realidade de que a dependência generalizada precisa ser superada.

Quilombo - Antonio Candeia Filho, um visionário do Carnaval, previu o crescimento da influência do poder econômico sobre a festa popular, e fundou a Escola de Samba Quilombo, uma agremiação que teve o objetivo de se desenvolver sem subsídios oficiais e sem financiamentos privados e que, assim, apresentasse, na passarela do samba, a oposição ao capitalismo liberal. Um dos maiores sambistas do Brasil, Candeia será lembrado pela utilização do samba como instrumento de resistência da população negra, capaz de falar sobre os amores sem perder a possibilidade de contestar o racismo e a exclusão social.

Espetáculo - O sambista Candeia é homenageado por um musical que esteve em cartaz no Teatro Oficina em 2017. O espetáculo volta a ser apresentado, no mesmo teatro, nos meses de fevereiro e março, sempre nos finais de semana (aos sábados, às 20 horas. E aos domingos, às 19 horas. Os promotores do musical "É samba na veia... é Candeia" vão divulgar, nos próximos dias, o preço e a forma de adquirir os ingressos para o espetáculo. Mais informações podem ser obtidas no facebook, através do link https://www.facebook.com/SambaNaVeiaCandeia/.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...