quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A importância da articulação das lutas

Hipocrisia I - Todos os partidos políticos, de repente, se tornaram defensores dos direitos das mulheres. Para cumprir a obrigatoriedade de preencher suas chapas proporcionais com, pelo menos, 30% de mulheres, as legendas precisam ter presença feminina em seus quadros de filiados, e a propaganda da televisão, na maioria dos casos, é um mero instrumento para alcançar esse objetivo eleitoral, sem qualquer compromisso permanente com a luta das mulheres.

Hipocrisia II - Outro aspecto recorrente na propaganda dos partidos políticos é o combate à corrupção. Motivados pelo discurso midiático, lideranças partidárias engrossam o coro da exigência de punições exemplares, mas não propõem nenhuma medida duradoura para a solução do problema.

Democracia I -  O golpe de 2016 buscou consagrar o espaço institucional e torná-lo impermeável a qualquer mudança mais profunda. Com exceção da esquerda, os atores políticos são os mesmos de outros tempos, e o objetivo do golpismo é manter a possibilidade de domínio do poder econômico sobre o espaço público, afastando qualquer possibilidade de aprofundamento da democracia.

Democracia II - O espaço institucional favorece a interferência midiática e o controle do poder econômico. As classes populares, já excluídas pelo modelo econômico, não têm meios para pressionar os poderes públicos e, com isso, o que ocorre é um aprofundamento da exclusão social. A ofensiva do golpismo contra os direitos trabalhistas é um exemplo de como isto pode acontecer.

Massacre - O sistema capitalista, responsável pelo enriquecimento de uma minoria cada vez mais influente, não dá mostras de esgotamento e, ao contrário disso, vem se fortalecendo. A hegemonia do sistema financeiro é flagrante, e cortes de gastos públicos são decretados com o objetivo de produzir superávits sucessivos, capazes de atender os interesses do mercado financeiro.

Esperança - Os movimentos sociais populares e os sindicatos de trabalhadores, diante deste cenário, vem reagindo de forma isolada e localizada. A resistência tem conseguido amenizar algumas medidas supressivas de direitos, mas ela é insuficiente. A esperança é que aconteça uma articulação das lutas capaz de impor uma situação diferente.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...