sábado, 12 de setembro de 2020

Golpismo, eleições e luta de classes

Fascismo - O comportamento reprovável (e quase infantil) dos seguidores do "coiso" busca legitimar uma ofensiva fascista que é muito mais séria. É com base em palavras de ódio ao PT e à esquerda e em xingamentos contra todas as pessoas que não concordam com suas ideias que os seguidores do "coiso" se aproveitam para impor uma agenda que tem um conteúdo detestável e insano, mas que é tratado com parcimônia pela mídia tradicional. 

Ofensiva - A agenda fascista, desgraçadamente, vem avançando com a conivência (ou participação) dos que se declaram antipetistas por vários motivos. Declarações do tipo "o PT é coisa do passado" acabam reforçando o pensamento e as práticas conservadoras. Restrições públicas a representantes institucionais do PT podem ser utilizados em proveito do conservadorismo. 

Suicídio - É importante verificar que o projeto político conservador sempre vai querer contar com a colaboração de parte da esquerda e da oposição, que, para crescer eleitoralmente, podem contribuir com os ataques ao PT. Tudo indica que a ideia não dê certo, mas, em todo caso, é importante lembrar que os inimigos do Partido dos Trabalhadores querem o fim do PT e de todos os que discordam do "coiso". Colaborar com o antipetismo é um tiro no próprio pé. Quem reforça o discurso antipetista pode ser a próxima vítima da truculência fascista.  

Eleição - A disputa eleitoral municipal de São Paulo ainda está no início, e muita coisa pode acontecer. As convenções partidárias estão oficializando candidaturas e alianças. A ideia do conservadorismo é fulanizar a disputa ao máximo, secundarizando os conteúdos programáticos dos partidos políticos que vão participar do pleito. A fulanização das disputas eleitorais precisa ser superada. Os projetos e os conteúdos programáticos precisam ganhar destaque.  

Igualdade - Um dos grandes temas da campanha eleitoral de 2020 será o enfrentamento da exclusão social existente na cidade mais rica do país. O PT tem propostas concretas para enfrentar as desigualdades, e a divulgação das ideias e propostas do partido que já governou a cidade por três vezes pode influenciar decisivamente o cenário eleitoral. Pode ser uma expectativa otimista demais, mas a velha luta de classes é que parece que vai definir o pleito. 

Calendário - O dia 11 de setembro é uma daquelas datas em que a gente tem de lembrar o que aconteceu para reforçar a luta para nunca mais se repitam golpes como o que encerrou a experiência do governo de Unidade Popular no Chile. A mídia tradicional, obviamente, vai destacar a derrubada das Torres Gêmeas, em mais uma tentativa de criminalizar (como terroristas) todos os muçulmanos. As pessoas de bom senso relembrarão os acontecimentos tristes de 11 de setembro de 1973, especialmente porque a truculência do golpe chileno quis interromper a militância de uma geração de pessoas que estavam construindo um novo país.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...