sexta-feira, 1 de junho de 2018

Golpismo e mercado financeiro

Petrobrás - A saída de Pedro Parente da presidência da Petrobrás não significará, ao menos imediatamente, nenhuma mudança na política de preços da estatal. Ele será substituído, muito provavelmente, por um executivo de carreira da companhia, mas os preços do petróleo e derivados continuarão a ser determinados pelo mercado internacional, verdadeiro dono da empresa. A demissão de Pedro Parente contribuiu para a queda dos preços das ações, o que pode ampliar o controle exercido pelo mercado financeiro sobre os destinos do petróleo brasileiro.

Bolsas - O nome de Pedro Parente é ligado aos interesses do mercado. Demissionário da Petrobrás, ele deve assumir cadeira de dirigente da empresa de alimentos que controla as marcas Sadia, Perdigão e Qualy. Com a demissão, as ações da estatal do petróleo despencaram, enquanto que os papéis da empresa privada de alimentos tiveram sua maior alta. O presidente ilegítimo, responsável pela nomeação de Pedro Parente, continuará a fazer de tudo para agradar os interesses dos grandes bancos. A manutenção da política de preços do petróleo é uma das condições do golpismo para continuar apoiando Michel Temer.

Governabilidade - Com o golpe de 2016, o mercado financeiro assumiu papel decisivo na governabilidade do país. A relativa independência dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma em relação ao mercado financeiro fez com que os bancos financiassem o golpismo, e o governo sem voto está cada vez mais próximo dos banqueiros. Dependendo do resultado eleitoral de outubro, pode acontecer uma ofensiva ainda maior na redução de direitos dos trabalhadores e na eliminação de programas sociais. Exceção importante na lógica mercantilista, o presidente Lula continua preso em Curitiba, mas segue sendo o líder de todas as pesquisas, e é a esperança de que a política econômica anti-povo não seja legitimada nas urnas.   

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...