sábado, 1 de dezembro de 2018

A insuficiência da propaganda socialista

Ideologia - O último resultado eleitoral revela uma insuficiência grave da militância política da esquerda brasileira. A disseminação de atribuições mentirosas sobre o socialismo, por exemplo, foram facilitadas por causa da ausência de propaganda das nossas ideias. Na falta de um discurso socialista permanente e incisivo, a opinião pública assimilou as informações de nossos adversários e inimigos, e incorporou a propaganda negativa sobre o socialismo veiculada pela mídia tradicional.

Conjuntura - A disputa conjuntural sempre dominou os enfrentamentos e, mesmo com o conteúdo anticapitalista das lutas, o limite da atuação socialista sempre foi determinado pelo desafio mais imediato da conjuntura. A situação produziu uma atitude defensiva, que buscou responder os desafios de cada momento e, provavelmente por causa disso, nos descuidamos da propaganda do socialismo, e o conservadorismo anticomunista (mais recentemente antipetista) avançou.

Democracia - A luta democrática sempre ocupou papel importante na atuação da esquerda. Fomos responsáveis, em várias situações, por avanços civilizatórios importantes, mas os compromissos com a democracia formal forçaram uma institucionalização excessiva da militância socialista. Compromissos com a governabilidade produziram alianças condenáveis e a atuação como frente democrática reduziu o discurso socialista à defesa da democracia representativa.

Institucionalização - A atuação institucional não deve ser desprezada ou abandonada. É por causa dela que temas como o combate ao racismo, a defesa das comunidades indígenas e o enfrentamento da violência contra a mulher ganharam evidência. Por outro lado, como a esquerda não tem hegemonia no espaço institucional, as políticas públicas de inclusão social sempre estão na pauta do conservadorismo e, via de regra, os objetivos de nossos adversários são alcançados.

Contraposição - É verdade que os avanços da esquerda nunca foram tão grandes na história brasileira, mas, ao mesmo tempo, também é verdade que o conservadorismo ocupou um espaço que nunca havia ocupado anteriormente. São evidentes os avanços das ideias do socialismo, mas, em contrapartida, é inegável a presença explícita da ideologia conservadora de direita. Os mais de 47 milhões de votos obtidos por Fernando Haddad significam uma aprovação tácita do ideário socialista, mas os votos conquistados pelo candidato vencedor traduzem, claramente, uma ideologia fascista, explicitada por afirmações preconceituosas, racistas e excludentes.

Conteúdo - A ausência de propaganda mais explícita de uma sociedade sem classes, proporcionou ao fascismo se aproveitar para defender ideias estapafúrdias, que obtiveram sucesso eleitoral e que foram assimiladas por uma parcela importante da população. O ideário absurdo foi usado como pretexto para legitimar a exploração já existente. Os negros, as mulheres, os homossexuais e os moradores da periferia já vivem uma situação de exclusão no capitalismo. O que o avanço do fascismo pode produzir é a legitimação política da exclusão, o que é um motivo a mais para retomarmos a tarefa de propaganda das ideias socialistas e libertárias.  

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...