quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Luta ideológica e anti-capitalista

Fascismo midiático - Nunca imaginei que a mídia tradicional fosse assumir qualquer papel progressista. A história dos grandes veículos de comunicação é feita de favorecimentos aos seus anunciantes e patrocinadores. Mas o papel midiático é muito mais importante para o mundo capitalista. A inexistente culpabilidade do presidente Lula foi alardeada pelos grandes jornais e emissoras de televisão. Manchetes garrafais determinaram a sentença injusta e continuam a disseminar o ódio antipetista.

Informações tendenciosas - O presidente Lula foi libertado por causa de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou pelo cumprimento da Constituição Federal de 1988, ao decidir que qualquer pessoa só pode ser preso depois de esgotados todos os recursos. A mídia tradicional, busca criar opinião favorável à culpabilidade que sempre defendeu, ao disseminar notícias requentadas e mentirosas.

Insistência - A vida do filho do presidente Lula já foi revirada do avesso e não encontraram nada. A veiculação de notícia requentada sobre o mesmo assunto é uma tentativa midiática de armar os argumentos de seguidores do "coiso". O ódio manifestado pelos imbecis é alimentado, durante todo o tempo, pelo noticiário da mídia tradicional. Neste caso específico, os grandes veículos de comunicação também pretendem legitimar a vergonhosa confirmação da sentença "copia e cola". 

Racismo - A maior comprovação de que o racismo existe no Brasil e que é "estrutural" é a situação de "exceção" ocupada por negros e negras em posições importantes na sociedade. Artistas famosos e técnicos de futebol são exemplos de como a maioria da população brasileira (54% das pessoas é negra) se transforma em minoria. A contrapartida negativa também comprova o "racismo estrutural" em nosso país. A maioria da população carcerária é formada por negros e negras.

Direitos Humanos - A declaração universal dos direitos humanos acaba de completar 71 anos. A declaração não é nenhum tratado socialista ou comunista. É apenas um conjunto de regras e condições para assegurar a todas as pessoas uma vida com dignidade, mesmo no capitalismo injusto e produtor de exclusão social. Segundo um grande companheiro "os direitos humanos se referem, principalmente, a direitos naturais que são ignorados e a direitos adquiridos que são suprimidos".

Meio ambiente I - As declarações públicas da ativista ambiental sueca Greta Thumberg estão repercutindo em todo o mundo. Os grandes meios de comunicação, no entanto, ao divulgarem as ideias dela, se omitem em relação a um aspecto essencial. A responsabilidade do avanço do aquecimento global é da ganância capitalista.

Meio ambiente II - Não tenho informações sobre a ideologia defendida por Greta Thumberg, mas não tenho nenhuma dúvida de que as palavras dela representam um importante protesto "anti-capitalista". Se não for feita uma proposta alternativa ao sistema capitalista, continuaremos seguindo a lógica ingênua que atribui a responsabilidade pelo aquecimento global a todas as pessoas, genericamente, exigindo a modificação do comportamento individual para que ocorram mudanças coletivas importantes.  

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...