sábado, 30 de março de 2019

Mobilização

Ditadura nunca mais - A anunciada comemoração do dia 31 de março é um incentivo para participar do ato político marcado para acontecer no local onde funcionou, durante a ditadura, um dos aparelhos da repressão. O local da manifestação, na Rua Tutoia, é coberto do simbolismo da resistência ao autoritarismo, e ele deve ser transformado em memorial para homenagear pessoas que foram assassinadas por resistir à tirania praticada pelo regime iniciado com o golpe de 1964. 

Em todos os lugares - Decidi não me deslocar até a Vila Mariana, e participei de um outro evento, no bairro do Grajaú, em comemoração ao mês das mulheres, onde o regime sanguinário e assassino também foi lembrado. O motivo da minha escolha é simples. É preciso que a consciência contra o autoritarismo e em defesa da democracia se espalhe por todos os lugares. É essencial que todas as mulheres e homens se mobilizem para defender o estado democrático de direitos, condição importante para que os trabalhadores e as classes populares se tornem protagonistas do futuro.

Repúdio e mobilização - Combater a estupidez de comemorar a violência é necessário e urgente. A ideia imbecil do "coiso" e de seus seguidores não pode ser bem sucedida. O memorial em homenagem às vítimas do autoritarismo deve ser defendido, mas, principalmente, a mobilização em defesa das liberdades democráticas deve ser assegurada, em todos os lugares. A melhor homenagem aos torturados e mortos pela ditadura será a luta permanente em defesa da democracia.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...