sexta-feira, 27 de março de 2020

Defesa integral da saúde e da vida

Saúde psicológica - O combate ao coronavírus não tem relação somente com os cuidados de higiene, essenciais para não contrair a doença. A sensação íntima de que se vive com "prazo de validade" próximo do vencimento está atingindo a saúde psicológica das pessoas. Não existem números disponíveis, mas é certo que viver com perspectiva incerta sobre o futuro é um tormento adicional para pessoas e famílias que estão em isolamento.

Despesas - Outro aspecto que preocupa as pessoas é a questão financeira. O pronunciamento do "coiso" fez algum efeito porque ele apelou para o sentimento de frustração das pessoas diante da inevitável ganância do capitalismo. Isoladas em suas casas, as pessoas não terão a expectativa de um salário no final do mês e, com isso, podem não ter como fazer frente a despesas com alimentação e serviços públicos essenciais como água e energia elétrica.

Felicidade - A convivência limitada a poucas pessoas, durante o período de isolamento, precisa ter momentos de descontração que sejam capazes de combater efeitos psicológicos negativos evitáveis. Para quem se orienta pela ideologia socialista e para quem sonha em mudar o mundo, esses momentos são simples de conseguir. A vida dos comunistas se baseia na construção da solidariedade entre as pessoas, e o trabalho de todos os dias é sempre prazeiroso e feliz.   

Trabalho - Com seu pronunciamento genocida, o "coiso" quis dialogar com seus seguidores, mas conseguiu escancarar uma realidade objetiva inegável. A força de trabalho é essencial para a economia capitalista. O trabalho humano é o único meio de transformar matéria prima em coisa útil. Não existe nada de loucura na atitude do "coiso". A principal preocupação dele é evitar que essa realidade objetiva inegável seja visualisada pelas pessoas.

Motivação - Acostumados com a lógica neo-liberal, muitas pessoas vão ter dificuldades para expressar suas opiniões, para enxergar a realidade objetiva inegável e para exigir o cumprimento das obrigações do Estado nesse tipo de situação. O limite dessa dificuldade, no entanto, será a defesa da vida, e talvez isso aproxime essas pessoas da luta por um mundo melhor e mais justo.

Solidariedade - A crise do coronavírus vem provocando o crescimento de um senso de solidariedade que pode contrariar a lógica neo-liberal. O sentimento não tem conteúdo abertamente anti-capitalista por causa da ausência da propaganda socialista na vida das pessoas. Ainda que os valores da solidariedade e do companheirismo estejam presentes, por causa do coronavírus, isto não resulta em oposição ao sistema capitalista que, durante muito tempo, influenciou o comportamento das pessoas com valores como o individualismo e a meritocracia.    

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...