domingo, 9 de dezembro de 2018

Consequências do fascismo

Conservadorismo - Embora pareça que a luta interna e as suspeitas de corrupção tenham tomado conta das relações políticas e familiares do presidente eleito, não há como negar que o pensamento conservador continua hegemonizando a vida brasileira. Não se tratou, desta vez, de uma eleição encerrada e decidida. Os seguidores das ideias do "coiso" continuam defendendo coisas esquisitas como a violência, o autoritarismo e o preconceito e, desgraçadamente, essas ideias estapafúrdias têm apoio de parcela significativa na população.

Seletividade - O combate à corrupção, uma das justificativas mais utilizadas pelos antipetistas durante a campanha, revela, mais uma vez, seu caráter seletivo. Apesar de várias evidências de irregularidades, não existe qualquer indício de que vá acontecer alguma punição do presidente atual ou do que acaba de ser eleito. Assessores e seguidores do presidente ilegítimo e do "coiso" também serão poupados de qualquer condenação judicial. Integrantes do PT, de outros partidos de esquerda e de movimentos sociais populares, por outro lado, serão punidos exemplarmente, mesmo sem provas, numa inversão absurda de que a dúvida deve, sempre, beneficiar o suspeito ou acusado.

Assassinato I -  Quem mora na periferia das grandes cidades e nas áreas remotas do país já vive uma situação cotidiana de violência. A morte de duas pessoas, no interior de um acampamento de trabalhadores rurais sem terra, na Paraíba, é um indicador de que o discurso do "coiso" pode produzir uma legitimação perigosa da violência já existente. O episódio é revoltante, e aconteceu a dois dias da celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Assassinato II - Outro episódio de violência, também baseado no discurso fascista do "coiso", aconteceu no interior do estado de Mato Grosso, contra uma transexual, que trabalhava como profissional do sexo. O crime de Rondonópolis foi cometido por um homem que se apresentou como policial federal e que, depois de tentativa de contratar os serviços da transsexual, atirou contra ela. 

Contraposição - Depois que dois artistas, homenageados com o prêmio "brasileiro do ano", citaram o presidente Lula como exemplo de governante, a citação mais recente foi de um artista global que, premiado como ator de uma série de televisão, destacou a importância do líder operário para o país. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...