sexta-feira, 27 de julho de 2018

Os perigos da ideologia conservadora

Socialismo - Minha convicção socialista é reforçada pela percepção de que os inimigos da sociedade justa e igualitária que eu defendo, antes de tudo, são mentirosos consigo mesmos e com a civilização humana. Eles contrariam o bom senso, quando defendem as desigualdades sociais como se elas fossem naturais, e agem contra a lógica, quando disseminam mentiras e calúnias nas redes sociais ou através de boatos, sempre com a intenção de defender o sistema capitalista, excludente e mesquinho. 

Mentiras - O episódio da exclusão de redes ligadas ao MBL é mais uma demonstração da falta de razão das ideias conservadoras. Disseminadores de mentiras e calúnias, eles tiveram a coragem de protestar contra o que eles consideram "censura". Em resumo, eles pretenderam defender, publicamente, o próprio "direito de mentir".

Cortina de fumaça - A punição ao MBL é um biombo para esconder a atuação dos verdadeiros mentirosos e para evitar punições de pessoas que defendem a desigualdade como regra e fazem da mentira uma prática usual. O episódio, destacado como positivo pelos grandes veículos de comunicação, também é um indício perigoso de que as ideias estapafúrdias do grupúsculo de direita já se espalharam na população.

Perigo - Apesar de excluídos das redes sociais, eles vão continuar defendendo e incentivando práticas homofóbicas e racistas, e estão na origem de ideias defendidas por pessoas, aparentemente respeitáveis, como o então governador de São Paulo, atualmente candidato presidencial, que, ao ser informado de ataques a tiros contra a caravana do presidente Lula, disse que o agredido "colheu o que plantou". Também ocorreram comentários semelhantes em relação a Marielle Franco, quando ela foi assassinada. Tudo sob inspiração das ideias e mentiras espalhadas pelo MBL e congêneres.

Golpismo - Apesar de grupos de direita como o MBL terem predileção especial em atacar o PT, o maior objetivo deles não é este. O que eles pretendem, em todos os momentos, é promover o atraso da civilização humana e reverter seus avanços. Há períodos da história em que as propostas deles combinam, conjunturalmente, com as de integrantes da política tradicional, e isto resulta em aportes financeiros generosos e na reprodução de ideias estapafúrdias. É isto o que aconteceu, por exemplo, nas mobilizações que resultaram no golpe de 2016 e na prisão arbitrária do presidente Lula.

Combate - Enfrentar a ideologia conservadora sempre foi um desafio para todas as pessoas que defendem uma sociedade justa e igualitária. Os comunistas históricos foram acusados de promoverem, no Brasil, uma hipotética e inexistente "invasão soviética". Os governos do PT, mais recentemente, foram acusados de patrocinar uma invasão cubana, através do programa "mais médicos". A luta continua, por todos os meios, e é permanente. O embate de ideias é a forma que temos de convencer a maioria da opinião pública de que as propostas e programas de inclusão e de justiça social são infinitamente melhores do que ideias conservadoras e atrasadas.   

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...