sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Enfrentar o fascismo e preparar o futuro

Antecipação - No final da ditadura implantada pelo golpe de 1964, ainda que houvesse um forte movimento de massa e um descontentamento generalizado com a ditadura, o que prevaleceu foi a "distensão lenta e gradual", planejada pelo general Golbery do Couto e Silva para contentar as elites.

Gradualidade - A redemocratização do final dos anos 70 do século passado não teve a hegemonia popular que poderia ter tido e, especialmente por isso, tivemos que engolir uma anistia que perdoou torturadores e uma retomada do processo eleitoral que, no primeiro momento, excluiu a escolha direta de cargos executivos importantes. A emenda que restabeleceria eleições diretas para presidente da república foi derrotada no parlamento, e tivemos que esperar até 1989 para escolher o mandatário executivo federal. 

Futuro - Apesar da escalada atual do fascismo, as ideias socialistas e libertárias vão avançar, e podem reverter a situação difícil que estamos vivendo. Os movimentos sociais populares e os sindicatos de trabalhadores terão papel preponderante no enfrentamento que, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer, mas não é o momento de esperar que isso aconteça. É preciso preparar o caminho para o futuro, e isto significa, neste momento, estar sempre disposto a resistir e lutar.  

Polarização - A classe dominante pretende repetir o modelo já utilizado outras vezes, excluindo da luta contra o fascismo os que são considerados "muito radicais". Um dos componentes dessa operação midiática é a narrativa de que existe uma polarização na sociedade brasileira, e que a saída para essa situação seria o sucesso eleitoral de figuras públicas de centro. O raciocínio dos antipetistas desconsidera que o espaço para a neutralidade, diante da polarização, é cada vez menor. O candidato Marcio França recusou-se a associar seu nome ao PT e foi derrotado. O raciocínio estúpido e centrista desconhece, também, que não existe petista ou esquerdista disposto a cometer "haraquiri político".
      
Rebeldia - Não é verdade que o povo brasileiro seja passivo e submisso diante da dominação. Um dos exemplos da luta do povo brasileiro é a "Revolta da Chibata", ocorrida em novembro de 1910. Marinheiros se revoltaram contra castigos físicos que eram aplicados na marinha brasileira, e tomaram a esquadra de navios de guerra que, na época, estava fundeada na baía de Guanabara. Com canhões apontados para a cidade do Rio de Janeiro, os revoltosos conquistaram um acordo que abolia os castigos físicos na Marinha e indicaram João Cândido Felisberto para ser almirante.

Comandante - O "almirante negro", como ficou conhecido João Cândido, morreu, esquecido e marginalizado, em 1969. João Bosco e Aldir Blanc fizeram uma música (o mestre sala dos mares) em homenagem a ele, mas a letra do samba foi mutilada pela censura da ditadura implantada pelo golpe de 1964. Apesar de a música ser muito conhecida, boa parte das pessoas desconhece que ela é uma homenagem ao "almirante negro" e ignora a texto da letra original. Na cidade do Rio de Janeiro, perto da estação das barcas que fazem a ligação com o município de Niterói, há uma estátua em homenagem ao líder da "Revolta da Chibata".

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...