quinta-feira, 28 de junho de 2018

Os Vinte e um anos da Carina: fragilidade e energia

Dificuldades - A fragilidade de uma criança recém nascida é natural, mas há situações em que a condição é agravada por causa de algum problema inesperado. Os cuidados com a vida que acaba de chegar são, sempre, redobrados, e as atenções fazem com que ela cresça e se desenvolva normalmente, mesmo em meio e inúmeras dificuldades. Parentes e amigos se preocupam em assegurar as melhores condições para a criança e, especialmente por causa dessa atenção, ela se desenvolve normalmente, mas, sobretudo, a criança cresce por seus próprios méritos.

Superação - Vencer a fragilidade inicial é o desafio mais importante da criança, e a situação precisa ser enfrentada, muitas vezes, sem a ajuda das pessoas que acompanharam sua chegada ao mundo. A dificuldade, por causa disso, acaba se transformando em energia para enfrentar os desafios que vão aparecendo pelo caminho. Na adolescência e na vida adulta, aquela criança frágil se transforma em uma pessoa capaz de vencer todos os obstáculos, e de construir, com essa força, um futuro melhor.

Desenvolvimento - A menina, que veio ao mundo como uma criança frágil e carente de atenções, se transformou em uma mulher, cheia de fibra e de coragem, de maneira que não é possível perceber que ela passou por dificuldades. Com cuidados médicos e com a ajuda de pessoas próximas, ela superou o problema inicial, e construiu sua vida. Hoje, vinte e um anos depois do seu nascimento, a Carina pode se sentir orgulhosa de si mesma e, com isso, expressar a alegria que deve estar presente nessa data especial e em todos os dias da sua vida.

Abraços - Eu gostaria de estar mais perto, para abraçá-la pessoalmente, e dizer o quanto admiro sua tenacidade. A distância geográfica, mais uma vez, vai impedir que eu esteja presente pessoalmente, mas, mesmo a mais de 300 quilômetros de distância, quero desejar muitas felicidades nesse dia, e em todos os dias da vida dela. As felicitações, no entanto, não devem se limitar a uma declaração à distância, mas devem se converter, o tanto quanto me seja possível, em presença mais constante na vida dela. A herança genética, para se realizar plenamente, depende da presença física, e a consciência dessa condição deve me transformar em um pai mais presente na vida dela.  

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...