terça-feira, 20 de agosto de 2019

Fascismo e mídia


MentirasUma das mentiras mais criminosas difundidas pelo "coiso" e por seus seguidores se refere à Lei do Áudio Visual. Tem muita gente que acredita que a lei é responsável pela distribuição indiscriminada de dinheiro público a artistas, desconsiderando totalmente a necessidade de que o projeto seja aprovado previamente pelo Ministério da Cultura, que, depois disso, autoriza a captação de recursos junto a empresas privadas para o patrocínio do filme, peça de teatro ou qualquer tipo de espetáculo cultural e desprezando a informação de que eventos culturais montados com recursos da Lei do Áudio Visual resultam na contratação de inúmeros outros profissionais (técnicos de som e iluminadores, por exemplo). 

Revoltante - A omissão dos grandes veículos de comunicação sobre a falácia ajudou na cretinização de parte da população. Partícipes e beneficiários do golpe, as empresas da mídia tradicional reforçaram a mentira quando não trabalharam para a divulgação da verdade. Antipetistas de muito tempo, os grandes veículos de comunicação se aliaram ao "coiso" para que a mentira se espalhasse e para que, com isso, a vitória eleitoral do fascismo se viabilizasse. 

Violência - Na manhã desta terça feira, o país inteiro assistiu, pela televisão, uma síntese de como o fascismo espalha suas ideias de ódio. O desfecho da ação desastrada serviu de cenário para que o maluco que, atualmente, ocupa o cargo de governador do Rio de Janeiro, aparecesse para comemorar a morte de um ser humano. O coitado do morto nem nome tinha nas transmissões e o fato de que ele é (também) um ser humano, foi totalmente ignorado.

Meio ambiente - O desastre ambiental na Amazônia serviu de mote para manifestação da Rede Globo em defesa do "coiso". Quando comparou manifestação do presidente Lula sobre auto determinação dos povos com declaração estúpida do presidente atual, o apresentador do JN pretendeu igualar coisas diferentes, espalhar a desinformação e favorecer o governo atual. Defender o direito de cada país, em legislar sobre seus recursos naturais, (como sempre fez o presidente Lula) é diferente de liberar a exploração dos recursos naturais da Amazonia, como quer o presidente fascista. A maior rede de televisão do país, ao agir assim, pretende normalizar os ataques ao meio ambiente e à vida. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...