quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O golpismo e a contraposição da esquerda

Ofensiva golpista - Depois de promover a desmoralização da política e da democracia, o poder econômico está tentando trilhar o caminho de uma suposta (e inexistente) "renovação política" para alcançar seus objetivos. A ideia mais perigosa dessa ofensiva é a criação do "Fundo RenovaBR", iniciativa que reúne grandes empresários com o objetivo de financiar candidaturas como a do apresentador global Luciano Hulk. Além de tentar se aproveitar do descrédito com os partidos políticos e com a política em geral, a iniciativa pretende driblar a proibição legal de doações empresariais a campanhas eleitorais. Entre os participantes do "Fundo RenovaBR" estão os empresários Abílio Diniz, Nizan Guanaes e Beto Sicupira, além do ex-ministro Armínio Fraga. O grupo promete uma bolsa mensal de R$ 5 mil, o fornecimento de assessoria de imprensa, serviços de consultoria e anúncios nas redes sociais.

Eleições 2018 - A mídia tradicional tenta, de todas as formas, desmoralizar a candidatura do presidente Lula, mas as pesquisas de opinião indicam que ele é o mais provável próximo presidente do país. Adversários do PT, como o prefeito tucano de São Paulo, começam a fazer avaliações públicas de prováveis cenários eleitorais. Não existe, por enquanto, nenhum candidato com viabilidade eleitoral suficiente para derrotar o presidente Lula. Além da articulação do "Fundo RenovaBR", há um outro grupo se movimentando, comandado pelo auto intitulado Movimento Brasil Livre (MBL), que pretende viabilizar uma chapa formada por Dória e ACM Neto, com o objetivo explícito de enfrentar o presidente Lula.

Disputa ideológica - As iniciativas do "Fundo RenovarBR" e a empreitada comandada pelo "MBL" vão tentar apresentar, ao eleitorado, uma ideia sem coloração partidária e sem vinculação política clara, mas, ao mesmo tempo, com forte conteúdo ideológico. Ambos são favoráveis ao desmonte do setor público e à adoção de medidas supressivas de direitos. O suporte financeiro dos dois grupos pretende ignorar as exigências da legislação eleitoral sobre o assunto, e consolidar uma realidade em que a governança é assegurada pelo poder econômico. Como contraposição à ofensiva política do golpismo, fortalecer a candidatura do presidente Lula, ligando-a com a resistência a medidas supressivas de direitos, e fortalecendo a ligação da candidatura operária com os movimentos sociais populares e suas demandas. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...