quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Pela democracia e pela libertação do presidente Lula

Ampliação - A luta pela libertação do presidente Lula vem se ampliando, na medida em que o apoio ao governo fascista vem diminuindo. O apoio ao presidente fascista já não é mais o mesmo da época da sua posse. Centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais populares vem intensificando as manifestações públicas, mas ainda estamos falando com um público abertamente favorável a nossas ideias e propostas e militante dessas ideias. 

Periferia - É preciso iniciar, com urgência, um contato mais direto com a população, especialmente na periferia das cidades, principalmente porque é necessário combinar as demandas da população mais pobre com a luta democrática mais geral. É a forma que teremos para disputar o conteúdo do amplo movimento que se ensaia contra o "coiso

Identificação - A oposição de parte dos seus antigos apoiadores se concentra na figura esquisita do "coiso", mas não há nenhuma diferença programática com ele. Os mesmos que reconhecem os exageros do governo federal em relação à proteção aos seus filhos e aliados corruptos, falam pouco sobre a perseguição aos índios, aos negros e às mulheres. Também não existe oposição aos cortes de gastos públicos na educação, na saúde e na seguridade social.

Justiça - Há uma composição muito semelhante entre os que defendem o presidente Lula. Há um entendimento generalizado sobre a urgência da libertação do líder popular, mas, de modo muito parecido com o que acontece com os ex-apoiadores do "coiso", é comum ouvirmos (como vem dizendo o ministro Gilmar Mendes) sobre a necessidade de que o presidente Lula seja submetido a um "julgamento justo", mas, ao menos até agora. ninguém assumiu publicamente a necessidade de cancelamento da sentença arbitrária que o condenou. 

Liberdade - A libertação do presidente Lula, com o cancelamento da sentença arbitrária que o condenou, implicaria na revogação de medidas tomadas pelo governo fascista (como a reforma da previdência e a supressão de direitos), e pode significar o reconhecimento do golpe, o que significaria revogar, também, medidas implantadas desde a destituição da presidenta Dilma. 

Disputa - Somente os sindicatos de trabalhadores e os movimentos sociais populares podem dar conteúdo programático à palavra de ordem "Lula livre" e disputar a direção com os arrependidos que, ainda que sejam contra o presidente fascista, não discordam das medidas do governo federal. 

Protagonismo - Ao unificar as lutas por direitos trabalhistas, por melhores salários, por mais e melhores empregos, pela manutenção do Serviço Único de Saúde (SUS), por mais vagas nas creches e escolas, pela melhoria do transporte público e pela ampliação da rede de solidariedade com as mulheres e os jovens, a população vai estar combinando a luta pela democracia com o atendimento de seus interesses e, com isso, vai estar assumindo a frente da luta pela libertação do presidente Lula, se credenciando a ocupar o lugar de destaque na luta pela democracia.           

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...