terça-feira, 27 de março de 2018

As consequências da mentira midiática

Mentiras - A mentira midiática sobre os protestos contra a caravana do presidente Lula parece ter influenciado a opinião pública de modo importante. Embora saibamos que o pequeno grupo de opositores saiu do Rio Grande do Sul, e acompanhou o roteiro da caravana por onde ela passou, os grandes veículos de comunicação passaram a impressão de que em cada localidade havia um agrupamento organizado de oposição ao presidente Lula e ao PT. Mesmo que seja evidente que o único conteúdo político dos agressores seja o antipetismo, a mídia tradicional os apresentou, sempre, como seguidores de uma candidatura presidencial. O mais grave, no entanto, é que o destaque dado aos antipetistas contribuiu para a desinformação da opinião pública sobre os inúmeros avanços da sociedade brasileira durantes os governos do PT. 

Opção - O noticiário dos últimos dias está repleto de notícias sobre violência, e nenhuma informação sobre o crescimento da agricultura familiar e do cooperativismo na região sul do Brasil. Os grandes veículos de comunicação também não se referiram, em nenhum momento, ao processo de inclusão escolar e universitária que está resultando na transformação de filhos de lavradores em estudantes universitários e em especialistas em diversas áreas da vida brasileira. O alinhamento da mídia tradicional com o golpismo é conhecido, mas, ao omitir informações relevantes sobre o desenvolvimento do Brasil, os grandes veículos de comunicação estão se transformando em cabos eleitorais de qualquer candidatura capaz de superar o PT, ainda que ela seja apoiada por agressores covardes e fascistas.  

Cortes -  Os cortes de gastos públicos, imposto pelo governo sem voto, começa a chegar aos municípios e a penalizar a população mais pobre. Na cidade de São Paulo serão suprimidas linhas de ônibus que atendem a periferia e postos de saúde serão fechados. A economia de recursos pretende produzir um superávit que, todos sabemos, será utilizado para o pagamento da dívida pública, cujos títulos se encontram em poder dos bancos e de empresas do mercado financeiro. Os grandes veículos de comunicação devem ignorar as consequências dos cortes de gastos, e vão enaltecer a capacidade de gestão do golpismo e de seus aliados e apoiadores.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...