sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Mídia e protagonismo

Dificuldade - Há uma espécie de consenso sobre as dificuldades de comunicação do PT e da esquerda. Não é incomum ouvirmos, nas reuniões e em conversas pessoais, uma crítica generalizada em relação aos nossos veículos de imprensa institucionais e a publicações e emissoras de maior proximidade com ideias progressistas. 

Mídia corporativa - Os sites e publicações impressas do Partido dos Trabalhadores, por exemplo, se ocupam, quase que exclusivamente, de divulgar as ações que estão sendo desenvolvidas por parlamentares do PT e da esquerda. Boa parte dessas ações se refere a reações contra iniciativas do governo fascista ou de parlamentares conservadores.

Defensivismo - A postura defensiva e de resistência faz com que seja muito comum a publicação de imagens de autoridades do governo fascista e do próprio presidente. Ainda que ninguém, na esquerda, tenha a intenção de fazer propaganda gratuita para os fascistas, é isso o que acaba acontecendo. 

Mídia progressista - Os sites, os blogs e as publicações progressistas, ainda que de forma involuntária, seguem a mesma pauta da mídia tradicional. O tema dos últimos dias, por exemplo, é a ameaça à democracia, mas, infelizmente, o ponto de partida é o vídeo postado pelo presidente convocando ato público contra o parlamento e contra o judiciário.

Desconhecimento - Um conjunto de políticas públicas foi implantado, nos últimos anos, especialmente por iniciativa de governos e administrações do PT. Os movimentos sociais populares e os sindicatos de trabalhadores conquistaram, no decorrer do tempo, muitos avanços importantes. As políticas públicas de inclusão social e as conquistas dos movimentos sociais populares e sindicatos, desgraçadamente, são pouco conhecidas, inclusive entre os militantes mais ativos.

Redes sociais - As redes sociais, em geral, reproduzem o que é veiculado na mídia tradicional. O desafio da comunicação de esquerda é romper a barreira representada pelo pensamento conservador e, ao mesmo tempo, superar as proprias limitações. Não será uma tarefa simples, e se tornará mais difícil se nos limitarmos a responder aos fatos da conjuntura.   

Protagonismo - Implantar uma rede de comunicação que sirva de instrumento para as classes populares e para as ideias socialistas é uma tarefa urgente. Mais urgente do que isso é retomar a ofensiva dos movimentos sociais populares e dos sindicatos de trabalhadores. A divulgação do protagonismo das classes populares será a melhor forma de recuperarmos o poder de iniciativa nas comunicações.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...