terça-feira, 7 de julho de 2020

Otimismo, invisibilidade e luta de classes

Otimismo - Já confessei meu otimismo em outras ocasiões, e insisto em reafirmá-lo, em todos os momentos, para não perder o ânimo de lutar. Continuo acreditando que, depois da pandemia, o mundo não será mais o mesmo, e que alguns absurdos do capitalismo serão superados, ainda que isto vá acontecer em nome da lucratividade dos negócios.  

Limites - A esperança de que o mundo iria mudar depois da pandemia foi substituída, aos poucos, pela certeza de que ainda somos dominados pelo mercado financeiro e que, portanto, as mudanças serão poucas ou quase insignificantes. As loucuras do neoliberalismo se impuseram, e o bom senso foi substituído por medidas econômicas ultraliberais, que trataram de limitar meu otimismo aos interesses do capitalismo financeiro.

Fascismo - No Brasil a situação é um pouco pior. Um presidente fascista ocupa o Palácio do Planalto, e tem a concordância tácita de muitas pessoas para sua empreitada. É óbvio que somente alguns malucos concordam totalmente com ele, mas também é óbvio que ele conta com uma rede de apoiadores muito maior do que é possível visualizar. 

Cumplicidade - As reformas econômicas ultraliberais continuam acontecendo, e alguns dos que se autodeclaram democratas concordam com elas. Como isso tem uma consequência política clara, os que concordam com a política econômica são os que atacam o PT e a esquerda. A cumplicidade com o fascismo é tão nociva quanto o próprio fascismo, uma vez que entre esses auto-intitulados democratas estão os que pretendem nos invisibilizar ou nos destruir.

Antifascismo - O meu otimismo não está totalmente nocauteado. Acredito que as mobilizações antifascistas possam definir mudanças muito maiores e mais importantes. A esperança  se renova nos movimentos antifascistas que começam a acontecer. O combate ao racismo e a mobilização dos entregadores de aplicativos são alguns exemplos de que podemos avançar, mesmo diante de inúmeras dificuldades. 

Luta de classes - Produtos agrícolas que não respeitarem algumas regras ambientais perderão mercado, mas os trabalhadores rurais e suas entidades poderão impor limites importantes ao uso do veneno na agricultura; a desregulamentação dos contratos de trabalho vai avançar, mas mobilizações como a greve dos entregadores de aplicativos podem conquistar alguma regulamentação; as tentativas de excluir o PT e a esquerda dos debates sobre saídas para a crise vão continuar, mas as ações e elaborações da esquerda nunca serão imperceptíveis. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...