quinta-feira, 1 de março de 2018

O conteúdo do golpismo

Mídia tradicional - O tratamento midiático em relação ao presidente Lula e ao PT é sintomático do alinhamento dos grandes veículos de comunicação com o golpismo. Ao insistirem numa agenda moral, secundarizando o conteúdo do golpismo e as bandeiras defendidas pelo Partido dos Trabalhadores, os grandes veículos de comunicação buscam municiar o discurso antipetista, sem citar, nenhuma vez, as medidas supressivas de direitos e as demandas e reivindicações dos movimentos sociais populares. Agindo assim, a mídia tradicional tenta conduzir o debate político para o espaço da conveniência das punições individuais, sem dar chance para que aconteça um debate sobre o conteúdo do golpe e sobre a oposição a esse conteúdo. A entrevista com o presidente Lula, publicada no jornal "Folha de São Paulo" desta quarta feira, segue a lógica de interrogatório de outras entrevistas, e ignora o conteúdo do golpismo e o conteúdo programático do presidente Lula e do PT. Ao reforçar o caminho judiciário, a mídia tradicional ignora (propositadamente) que somos a expressão de uma massa de trabalhadores e que o presidente Lula é a figura mais importante dessa acumulação.

Movimentos sociais populares - Apesar do comportamento parcial e seletivo da mídia tradicional, a maioria da população brasileira construiu uma espécie de senso comum sobre as desigualdades sociais existentes no país. Há muita casa vazia e muita gente sem casa, há terras produtivas largadas e muitos lavradores sem terra para trabalhar, os altos lucros são inversamente proporcionais aos baixos salários e ao desemprego de milhões de pessoas. A maioria da população brasileira já descobriu que o PT é o maior defensor demandas e reivindicações dos trabalhadores e do povo, e que o presidente Lula é a maior expressão pública e institucional dessa luta. É por isso que, apesar de ataques sistemáticos e persistentes, ele lidera todas as pesquisas. O presidente Lula representa as demandas e reivindicações dos movimentos sociais populares e dos trabalhadores.

Conjuntura difícil - Não existe, no horizonte dos petistas, a possibilidade de buscar outro nome. Apesar da insistência dos grandes veículos de comunicação e do golpismo que, ao defenderem abertamente um plano B, buscam semear a confusão entre os petistas e limitar a disputa política ao calendário eleitoral. O presidente Lula é o candidato do PT à presidência da república porque ele é a síntese das mobilizações populares das últimas décadas. A conjuntura difícil será enfrentada (e superada) pelos petistas e pelos apoiadores do presidente Lula. Aos golpistas e apoiadores do golpe restará, sempre, a defesa de medidas supressivas de direitos e da miséria persistente que atinge a maioria do nosso povo.          

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...