sexta-feira, 2 de março de 2018

Crescimento econômico e exclusão social

PIB e mercado - Os grandes veículos de comunicação comemoraram a divulgação oficial do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao ano de 2017. O percentual de 1% é modesto, mas é apontado pelo mercado como muito positivo, em razão de que nos dois anos anteriores o crescimento da economia capitalista brasileira vinha de resultados negativos. Contribuiu para o resultado positivo a supersafra agrícola, o que contribuiu para a queda dos preços dos alimentos. O crescimento do setor agrícola, sozinho, significou 70% do número divulgado com estardalhaço pela mídia tradicional. Na verdade, o crescimento econômico da agricultura significou aumento significativo da lucratividade do agronegócio e, ao mesmo tempo, pode representar a diminuição da inadimplência de pequenos agricultores junto ao sistema financeiro. Os grandes veículos de comunicação nunca vão admitir, mas os maiores ganhos com o crescimento do PIB serão dos bancos e empresas do mercado financeiro.
Exploração - O crescimento da economia beneficia os bancos e as grandes empresas, mas, especialmente, pode significar uma ampliação das desigualdades sociais já existentes. Se isso não bastasse, o afrouxamento da fiscalização sobre trabalho escravo pode estar na origem do aumento da produtividade rural. O governo sem voto tentou legalizar a escravidão, impondo regras legais favoráveis a empresas que se utilizam desse expediente, mas, como isto não foi aceito pela sociedade brasileira, escolheu o caminho do corte de gastos públicos, diminuindo a estrutura de fiscalização. O crescimento da economia, portanto, pode ser resultante do aumento da exploração do trabalho.

PIB e miséria - A divulgação dos números positivos da economia é um alerta sobre a urgência da implantação de um modelo que privilegie, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e a distribuição de renda. Nas condições da economia, especialmente depois do golpe de 2016, o crescimento se transformou em sinônimo de acumulação e de aumento da lucratividade. Isto pode significar, por outro lado, um aumento da exclusão social e da miséria. É importante registrar que, no mesmo período apontado como de crescimento da economia, o salário mínimo diminuiu e o desemprego aumentou.         

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...