segunda-feira, 18 de maio de 2020

Disputa institucional e ação direta

Direitos - É inegável a participação da esquerda nas mudanças que aconteceram no mundo, ao longo da história. No Brasil, desde a redemocratização, tivemos papel importante no combate ao racismo, na luta contra a homofobia e no enfrentamento de todos os preconceitos. Tivemos atuação importante, também, na luta por moradia digna, por terra para quem trabalha nela e pelos direitos dos trabalhadores.

Democracia – O Partido dos Trabalhadores, fundado em fevereiro de 1980, esteve sempre na frente da luta democrática, e isso contribuiu, decisivamente, para que valores democráticos fossem disseminados na população brasileira. É possível afirmar que boa parte dos avanços se devem à atuação do PT e da esquerda.

Influência – É necessário admitir, contudo, que a política tradicional e o sistema capitalista, durante todo o tempo, buscaram influenciar as deliberações e as ações do PT e da esquerda. As consequências disso podem ser verificadas na ênfase à nossa atuação institucional, em detrimento do reforço à ação direta dos movimentos sociais populares e dos sindicatos de trabalhadores.

Neoliberalismo – O avanço de políticas neoliberais ocorre em todo o mundo e, no Brasil, o desmonte dos poderes públicos, com crescentes privatizações e com o desmonte de políticas públicas de inclusão social, vem acontecendo desde a “distensão lenta, gradual e segura”, tendo tomado uma forma mais incisiva com o golpe de 2016 e com a eleição do “coiso”.

Amenização – No contexto da pandemia, fomos eficientes para amenizar alguns dos efeitos do coronavírus, com o socorro emergencial de R$ 600 e, mais recentemente, provocamos o recuo do prefeito de São Paulo, que pretendeu estabelecer uma “quarentena para os carros” e, ao modificar o rodízio na cidade, condenou a população a viajar em ônibus e trens lotados.

Limites - Não fomos eficazes, no entanto, em disseminar valores humanitários e generosos. Estamos sendo superados por argumentos de seguidores do “coiso”, que valorizam o individualismo e desprezam a vida. Também não conseguimos, no espaço institucional, impedir os avanços do capitalismo liberal. Em plena pandemia, por exemplo, o governo fascista conseguiu aprovar uma ajuda aos bancos, no valor total de R$ 1,2 trilhão.

Desafios – O desafio mais importante do PT e da esquerda, neste momento, é conseguir fazer a combinação entre as ações institucionais e o movimento concreto. O conteúdo programático anticapitalista pode ser eficaz para disseminar valores humanitários e generosos e, ao mesmo tempo, pode ser eficiente para barrar as iniciativas do fascismo.

Combinação – As disputas eleitorais municipais, por exemplo, devem acontecer com a apresentação de propostas concretas como a revogação imediata do corte de gastos públicos, mas, ao mesmo tempo, devem privilegiar os movimentos sociais populares e as demandas das periferias. a única possibilidade de modificar o cenário desfavorável para as classes populares é a articulação da disputa institucional com a ação direta dos movimentos sociais.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...