sábado, 15 de dezembro de 2018

O avanço do fascismo e a luta democrática

Por enquanto - O arquivamento do projeto que ficou conhecido como "escola sem partido" deve ser entendido como uma primeira vitória da aliança da ação institucional com a mobilização de entidades da sociedade civil. A ideia estapafúrdia de reviver a censura e de institucionalizar a deduragem foi impedida, ao menos por enquanto, por causa da presença permanente, nas reuniões da comissão que examinaria o projeto, de representantes dos estudantes e dos professores. A obstrução de parlamentares contrários à ideia foi eficaz porque mesmo deputados favoráveis ao projeto não compareceram na sessão que decidiu pelo sepultamento provisório da proposta.

Provisoriedade - Ambientalistas, que conseguiram a aprovação do parecer do parlamentar do PT de São Paulo Nilto Tatto, na comissão instalada para discutir (e votar) uma política de redução do uso de agrotóxicos, podem não ter muitos motivos para comemorar. A proposta, corretíssima, deve ser derrotada no plenário do parlamento, que tem uma bancada financiada pelo agronegócio, contrária aos limites que seriam estabelecidos. Os grandes proprietários rurais são favoráveis a uma legislação que libere ainda mais o uso do veneno, e o Brasil já é um grande consumidor de agrotóxicos.

Corrupção - Denúncias e suspeitas em relação ao "coiso" e seus familiares estão sendo tratados com cuidado pela mídia tradicional. As informações estão sendo veiculadas de modo corriqueiro, como se as denúncias e suspeitas, no caso dele, não devessem ser investigadas. Há um outro componente perigoso nesse tratamento normal das denúncias contra o "coiso" e seus seguidores. A tentativa da mídia tradicional é, justamente, a de implantar, na opinião pública, uma sensação de ódio generalizado em relação à política e aos políticos, tornando mais fácil o surgimento de figuras públicas execráveis.

Colaboração - Os grandes veículos de comunicação continuam colaborando com o presidente eleito, reforçando o seu discurso. O noticiário, recheado de informações sobre violência, favorece a propaganda armamentista do "coiso" e de seus seguidores e, ao se referir a regimes totalitários (ditaduras) são frequentes as referências à Venezuela e, ao mesmo tempo, há uma completa omissão em relação a países ditatoriais que têm governos títeres dos Estados Unidos da América do Norte.

Resistência - Na semana que está se encerrando, diversos eventos registraram a passagem do aniversário de 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos e os 50 anos do AI-5. As manifestações foram unânimes na defesa da democracia e no repúdio ao fascismo. A tarefa mais revolucionária deste momento da conjuntura é a luta em defesa dos direitos adquiridos e pela democracia.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...