quinta-feira, 19 de março de 2020

Solidariedade e socialismo

Indiferença - A política econômica do governo federal, responsável pela exclusão social que condena milhões de pessoas à morte, todos os dias, ainda conta com o apoio de algumas pessoas. Apesar da obviedade de medidas urgentes, como a revogação da lei do teto de gastos públicos, não existe, por enquanto, nenhum movimento nesse sentido. Indiferentes com as perspectivas da tragédia, autoridades da equipe econômica estão anunciando a continuidade dos cortes.

Paliativos - Algumas medidas já anunciadas pelo governo federal (como a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas e o socorro de R$ 200 para trabalhadores e trabalhadoras informais), são insuficientes para enfrentar os desafios da proliferação do coronavírus.


Barulhaço - As manifestações, que aconteceram na noite desta quarta feira, em todo o país, são reveladoras do aumento do descontentamento com o atual governo, mas, ao mesmo tempo, chamam a atenção para o fato de que o "coiso" pode cair, mas o conteúdo programático implantado por ele deve ser mantido. O "coiso" pode ser derrubado por causa do tratamento negligente com o coronavírus. Com ele ou sem ele, a supressão de direitos e os cortes de gastos públicos continuam em vigor.

SUS - A existência, no Brasil, do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser um alento para as classes populares. Se não fosse o SUS, cada exame custaria mais de R$ 5 mil. O momento é grave, e temos que redobrar todos os cuidados individuais, mas é essencial que, nesta situação, sejamos firmes e vigorosos na defesa do Sistema Único de Saúde. A firmeza e o vigor que tivermos agora serão determinantes para nossas lutas futuras.

Consequências - A proliferação do coronavírus tem o potencial de destruir a economia capitalista, mas isso não significa, automaticamente, uma vitória do socialismo. Não temos, ao menos por enquanto, força política suficiente para implantar a sociedade socialista de nossos sonhos e projetos. Veremos, nos próximos meses, exemplos importantes de solidariedade de classe. É certo que essa solidariedade vai acontecer entre os trabalhadores e moradores dos bairros populares e que vá servir de ponto de partida para a construção da força política capaz de implantar uma sociedade baseada na justiça social e na generosidade.



   

  


O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...