segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas das gerais e arquibancadas são inesquecíveis e emocionantes. Sempre vou me lembrar da torcida do Corinthians, ocupando as arquibancadas do Pacaembu e, mesmo corintiano, nunca vou me esquecer dos palmeirenses da TUP do outro lado, na curvinha. O duelo e o espetáculo, de verdade, estava nas arquibancadas. Presenciar a festa das torcidas era a maior emoção dos estádios.

Pandemia - O isolamento social da pandemia fez com que campeonatos e torneios fossem interrompidos e, mesmo com a volta dos jogos, a presença das torcidas nos estádios está proibida. O espetáculo das torcidas está proibido. O futebol ficou mais triste sem a alegria vinda das arquibancada. Mas a realização dos jogos sempre depende de trabalhadores e trabalhadoras, pessoas anônimas que trabalham na infraestrutura dos estádios e que viabilizam que os enfrentamentos aconteçam.

Contaminações - Todos os dias sabemos da contaminação de atletas e de times inteiros pela pandemia. Raramente, no entanto, ficamos sabendo de contaminações e mortes das pessoas que trabalham na iluminação ou na limpeza dos estádios de futebol. Não somos informados porque, nesses casos, os seres humanos, que morrem ou são contaminados, não ostentam, nos seus uniformes, as marcas dos patrocinadores dos espetáculos. Com a volta dos jogos, o futebol perdeu o show emocionante das torcidas nas arquibancadas, e está perdendo vidas de pessoas anônimas.

Patrocínios - Os maiores patrocinadores do futebol, no mundo inteiro, são os bancos. Mesmo quando a marca que aparece é de um produto físico identificável, o comprometimento dessa produção com o sistema financeiro é tanto e tão grande, que o beneficiário da publicidade é o financiador do produto que, uma vez comercializado, vai gerar recursos para o pagamento das dívidas do financiamento. Os bancos não se importam com a saúde dos atletas do futebol nem com a vida das pessoas que trabalham nos estádios. A prioridade, para o mercado financeiro, é o lucro. Para os que gostam do esporte, o mais importante sem será a preservação da vida. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...