quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Dom Casmurro de Machado de Assis

Uma das referências mais importantes da literatura brasileira, o livro foi escrito por um neto de escravos que teve poucas chances de frequentar a escola regular, e que se instruiu por conta própria, em razão de seu enorme interesse por literatura. Machado de Assis se casou com Carolina de Novais, sem o consentimento da família dela, muito provavelmente por causa de suas origens. 
Foi ela que apresentou a ele as literaturas de Portugal e da Inglaterra, o que contribuiu para o amadurecimento do escritor, que se tornaria fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, e que teria um enorme reconhecimento do público e da crítica. Quando de sua morte, em setembro de 1908, o sepultamento foi acompanhado por uma multidão. Boa parte das inúmeras edições do livro tem a capa ilustrada com a fotografia do escritor. 
O livro se refere, basicamente, a suspeitas de uma hipotética traição conjugal. O motivo da suspeita é a semelhança física do filho do protagonista com um seu amigo. A desconfiança faz com que Bentinho se separe da mulher. A mãe do menino, acusada de adultério, morre na Europa, para onde se mudara depois da separação. A história de Capitu, com o decorrer do tempo, se tornou a principal referência do livro.
O protagonista do livro, depois de deixar mãe e filho na Europa, retorna ao Brasil, tornando-se o macambúzio e triste Dom Casmurro. A crítica, contida na história, é sobre a amargura causada pelo ciúme. A primeira publicação de "Dom Casmurro" é de 1899, mas sua leitura continua atual. Não é incomum sabermos de situações de tristeza e de amargura, provocadas por desconfianças que, muitas vezes, não se comprovam. O livro trata da desconfiança e do ciúme, mas não apresenta qualquer comprovação de que a traição realmente tenha acontecido. 
No caso de Bentinho, a desconfiança foi provocada pela semelhança física de seu filho Ezequiel com o amigo Escobar. Nos inúmeros casos contemporâneos, não são incomuns que as suspeitas sejam potencializadas por mensagens de SMS ou por outros meios eletrônicos. O escritor buscou contar uma história que nos ensina, até os dias de hoje, que um dos princípios básicos de uma relação afetiva saudável e feliz é a confiança. 
O livro pode ser encontrado no site Estante Virtual, através do link https://www.estantevirtual.com.br/busca?qt=Dom+Casmurro&q=machado+de+assis+dom+casmurro&produto=0&b_order=rel&agrupar=1&f=1 e um resumo da história da publicação pode ser lido no Guia do Estudante, acessando o endereço eletrônico http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/dom-casmurro-resumo-obra-de-machado-de-assis/.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...