sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Peri: um herói brasileiro

O livro "O Guarani", de José de Alencar, além de ser presença obrigatória em listas de leituras para exames vestibulares, deveria ter influenciado mais a produção cultural brasileira, especialmente por que é um relato interessante sobre o heroísmo de um homem genuinamente brasileiro.
O livro se transformou em filme e em ópera, mas isto não influenciou nossa produção cultural ao ponto de ter feito com que meninos e meninas da minha geração tenham reconhecido, no herói da história, uma figura equivalente ao Homem Morcego ou ao Super-Homem. Apesar de coragem, habilidade e força descomunais, o índio Peri não se tornou um herói brasileiro, mas merecia revistas em quadrinhos, séries de televisão e outras presenças importantes.
O livro de José de Alencar tem, como cenário, a região em que se localiza a divisa dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e o nosso herói é uma espécie de protetor de uma das moradoras do lugar, a jovem Cecília, a quem ele chama de Ceci. A história se refere ao território ocupado por um fidalgo português, de quem o índio tornou-se amigo depois de salvar a vida de sua filha Cecília. O enredo tem um homem mau, representado por um italiano que já foi padre; e aventureiros subordinados ao pai da mocinha.
A história foi publicada, em capítulos, por um jornal da cidade do Rio de Janeiro e, depois, foi transformada em livro. A publicação em capítulos e o livro são do ano de 1857. O autor José de Alencar é responsável por outras publicações de um estilo que ficou conhecido com "indianista" por destacar o protagonismo indígena na cultura brasileira. Os habitantes de nossa terra, até a chegada de Pedro Alvares Cabral, figuram como personagens importantes de vários dos livros de Alencar.
A publicação pode ser adquirida pela internet, através do link https://www.estantevirtual.com.br/busca?utf8=%E2%9C%93&type=q&new=&q=O+Guarani, e os valores variam de R$ 3,00 até R$ 1.990,00.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...