Postagens

Mostrando postagens de Junho 10, 2018

Absenteísmo e democracia II

Imagem
Desalento - Há um sentimento generalizado de desilusão com a política, incentivado pela mídia tradicional, que pode ser o principal inimigo da retomada da democracia. Eleições suplementares, realizadas recentemente, tiveram índice de absenteísmo preocupante. Somados com os votos brancos e nulos e as abstenções, os votos perdidos totalizaram mais de 50%. O principal beneficiário do desalento é o golpismo, para quem a falta de legitimidade dos eleitos é o mais um motivo para que eles sejam mantidos reféns do poder econômico.
Arbitrariedade - A prisão do presidente Lula tem o objetivo único de excluí-lo da disputa eleitoral, e é um fator de aprofundamento da ilegitimidade do pleito. Líder absoluto em todas as pesquisas, o pré-candidato do PT  representa a esperança de milhões de brasileiros e brasileiras, e a tentativa de exclusão é mais um golpe contra a democracia.
Desafio - O movimento pela libertação do presidente Lula, assim, vai se tornando muito maior (e mais importante) do que a lu…