terça-feira, 19 de novembro de 2019

Fascismo e resistência

Exploração - No sistema capitalista as vidas humanas importam pouco ou quase nada. O capitalismo nunca serviu a todos os seres humanos, mas, ultimamente, especialmente no Brasil e em vários outros países, vem se cercando de garantias legais para legitimar a exploração de seres humanos e do meio ambiente. As conquistas da Constituição Federal de 1988 e os direitos alcançados por inúmeras lutas dos trabalhadores e da maioria da população estão sendo sistematicamente eliminados.

Fascismo - Principalmente por desconsiderar a vida humana e o meio ambiente, o fascismo é a ideologia ideal para o capitalismo. O discurso do "coiso" implanta a liberação indiscriminada do uso de agrotóxicos na lavoura e confere liberdade para a ocupação de áreas reservadas para os povos da floresta favorece o avanço das fronteiras  do agronegócio e o aprofundamento da lucratividade dos grandes fazendeiros e dos latifundiários.     

Resistência - Os avanços do capitalismo nunca ocorreram sem oposição. Sindicatos de trabalhadores e movimentos sociais populares sempre buscaram minimizar os efeitos da exploração. Foi assim, por exemplo, que, diante do avanço tecnológico, as centrais sindicais de trabalhadores buscaram debater a eliminação de tarefas insalubres e perigosas para as pessoas. O esforço sindical foi mal sucedido e, desgraçadamente, prevaleceu a lógica empresarial da "poupança de mão de obra".

Instituições - A civilização humana construiu (e consolidou), com o decorrer do tempo, instituições que servem de palco para disputas entre as classes sociais do capitalismo, sem, no entanto, modificar a essência do sistema. A presença de defensores das classes populares no espaço institucional tem o papel de minimizar as consequências da exploração, mas, ao mesmo tempo, também serve para legitimar decisões que vão contra os interesses e demandas da maioria da população.

Movimentos - Os sindicatos de trabalhadores e os movimentos sociais populares sempre resistiram aos avanços do capitalismo. Acordos salariais de diversas categorias profissionais asseguraram direitos que, somente depois, seriam transformados em leis. Mobilizações da população alcançaram importantes conquistas na área da saúde, da educação pública e da moradia popular. Asseguraram a implantação de políticas públicas que transformaram demandas pontuais em programas de estados, municípios e da união federal.       

Cortes - A supressão de direitos dos trabalhadores e os cortes de gastos públicos podem eliminar muitas das conquistas já alcançadas pelos trabalhadores e pela população. As tentativas do fascismo, no entanto, vão enfrentar a resistência dos trabalhadores. As praças e ruas de todo o país serão ocupadas por mulheres e homens que não aceitam o aprofundamento da exploração. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...