quinta-feira, 26 de julho de 2018

Mentiras e golpismo

Confissão - O Facebook excluiu uma rede de páginas e contas ligadas a coordenadores de uma organização política, como parte de uma política de combate a notícias falsas. Um conhecido integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) procurou a imprensa para denunciar o que ele considera "uma violação de direito privado". Ao se pronunciar publicamente, o integrante da organização política conservadora confessou que a mentira faz parte da atuação da entidade, e que ele não aceita ter esse "direito" tolhido. 

Aliado - Kim Kataguiri, desgraçadamente, não está sozinho na disseminação de mentiras. Mais ou menos ao mesmo tempo, um conhecido ator também postou informação mentirosa, ao afirmar que um parlamentar brasiliense teria defendido "a prisão do juiz Sérgio Moro". Diferentemente do integrante do MBL, Alexandre Frota não defendeu "o direito à mentira", e se apressou em retirar a postagem mentirosa de seu perfil, atribuindo o conteúdo a invasores.

Indícios - Os dois episódios são indicadores da origem de parte importante das mentiras que circulam nas redes sociais. Não é absurdo supor que o antipetismo se especializou na disseminação de mentiras como instrumento de luta política. Kataguiri e Frota são antipetistas notórios, mas recorrer à mentira, desgraçadamente, não é uma exclusividade deles. O mais grave é a institucionalização da mesma tática, o que torna possível a prisão arbitrária, e sem provas, do presidente Lula, por exemplo.
Prêmio - As redes sociais possibilitam que mentiras sejam denunciadas e retiradas de circulação. O mesmo não se pode dizer quando a mentira parte de alguma autoridade, como um juiz federal, que tomou conhecimento da informação falsa através de depoimento de delação premiada. O autor da mentira inicial, que resultou  na prisão arbitrária do presidente Lula, por exemplo, ganhou um prêmio do golpismo por sua colaboração.

Atenção - A punição de Kataguiri e Frota, alardeada pela mídia tradicional, tem o objetivo de desviar a atenção da opinião pública sobre a verdadeira e perniciosa máquina de mentiras do golpismo. Enquanto postagens mentirosas e informações falsas são retiradas de circulação nas redes sociais, atitudes do golpismo, baseadas em informações falsas e mentirosas, seguem sem qualquer punição.   

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...