terça-feira, 12 de junho de 2018

Celebrar o amor

Datas - Sempre tive resistência em relação a datas criadas pela publicidade para potencializar as vendas do comércio. O Dia das Mães deveria homenagear mulheres que têm a coragem de gerar a vida e de criar seus filhos; o Dia dos Pais deveria lembrar que homens participam da geração e da educação de protagonistas do futuro; e o Dia das Crianças deveria celebrar as gerações futuras e o compromisso com um mundo melhor. As datas respectivas vem se tornando meras ocasiões para a venda de perfumes, de peças de vestuário e de brinquedos.

Namorados I - Em relação ao Dia dos Namorados o apelo comercial é evidente. A data foi criada por um publicitário para potencializar as vendas do comércio, em um período do ano em que as coisas são especialmente difíceis para as vendas. Chega a ser irritante a insistência da propaganda, que busca reduzir a celebração do amor à compra de presentes. 

Namorados II - Neste caso específico ainda há a fixação da data em junho, na véspera do Dia de Santo Antonio, um estudioso de textos bíblicos, em contrapartida ao Dia de São Valentim, um bispo que foi executado por celebrar casamentos, contra as ordens de um soberano, que queria que os homens permanecessem solteiros para que pudessem servir, exclusivamente, a seus projetos militares.

Rendição - A resistência em relação ao calendário comercial não produz em mim uma repulsa automática ou qualquer indiferença em relação a essas datas. Em maio estive em Itaquera. para abraçar a Maria Júlia pelo Dia das Mães; em agosto vou me lembrar, com saudades, do seo Benedito; e em outubro vou me lembrar de filhos, filhas e netos, que serão eternamente crianças, embora já tenham crescido bastante.

Namorada - Neste 12 de junho não serei indiferente à mulher que escolhi para me acompanhar durante a jornada da minha vida, e vou me lembrar dela durante todo o dia. A tentativa da publicidade, de reduzir a data a uma ocasião para a compra de presentes não vai me impedir de fazer do dia de hoje uma ocasião de celebrar o amor que sinto por ela. Será o momento de reafirmar o compromisso comum com um mundo melhor e mais justo, e de renovar os sonhos que sempre cultivamos. A Angela Ramos da Silva Paula merecerá todas as mesuras e gentilezas e, certamente, celebrará comigo a certeza de que os nossos sonhos e projetos para o futuro são os mesmos.         

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...