domingo, 8 de julho de 2018

Religiosidade, músicalidade e herança

Tristeza - A notícia triste chegou de manhã. Havia tempo para percorrer os mais de 300 quilômetros que separam São Paulo de Divinolândia, mas, uma sucessão de contratempos e dificuldades nos fizeram chegar à cidade do interior somente no final da tarde. Assim, não tivemos como participar do velório e do sepultamento do seo Dito, e a lembrança de todos os filhos e filhas vão guardar dele é a de ele, vivo e feliz, contando histórias e nos ensinando a rezar.

Herança - A morte do meu pai não foi um acontecimento inesperado. Sua teimosia em se tratar fez com que ele, depois de um acidente, demorasse a procurar um hospital, e foi isso, principalmente, que o levou. Ele não nos deixou nenhuma herança financeira, mas influenciou a todos e todas para a religiosidade, o que faz com que, ainda hoje, sejamos dedicados a trabalhos e serviços em igrejas e comunidades onde professamos a nossa fé cristã.

Música - Outra herança importante deixada pelo seo Dito foi o gosto pela música. Violeiro de ouvido, uma vez que ele nunca teve intimidade com notas musicais e partituras, tentou nos ensinar a tocar algum instrumento. A tentativa, salvo engano, só teve um resultado. Um de meus irmãos aprendeu música. O restante dos descendentes do seo Dito se limitam em bater numa mesa de bar ou em marcar o ritmo da música com uma caixa de fósforos ou batendo palmas. Herdamos, de todo modo, o gosto pela boa música, o que nos faz mais alegres e mais sensíveis a cada dia.

Gerações - Tenho convicção de que a história é interminável e permanente, e que tudo o que acontece é o resultado do que já aconteceu no passado. As heranças não podem ser resumidas a disputas em cartórios e tribunais. A eternidade da história e as ideias, transmitidas por gerações, são responsáveis por progressos e retrocessos da civilização humana. Assim, as heranças principais do seo Dito vão nos ajudar a construir um futuro melhor para os seres humanos, com boa música e com a marca da religiosidade. Vai nos ajudar, também, a indicar aos nossos descendentes o melhor caminho para alcançar o objetivo de um mundo melhor e mais justo. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...