quarta-feira, 14 de março de 2018

A liderança do PT e o perigo da despolitização

PT na dianteira - Levantamento estatístico, divulgado nesta terça feira (13 de março), indica que o Partido dos Trabalhadores lidera a simpatia da maioria da população brasileira, com 19% das preferências dos entrevistados. A pesquisa aponta outros partidos políticos muito distantes desse percentual. O MDB, em segundo lugar, obteve apenas 7% no levantamento, enquanto o PSDB ficou com 6%. Em quarto lugar no levantamento estatístico aparece o PSOL, com 2%. Em seguida aparecem outras legendas partidárias (PCdoB, DEM, PDT, PR, PPS, PSB, PSD, PTB e PV) todas com cerca de 1% de simpatia popular. Levantamento anterior, realizado em janeiro, confere ao PT o mesmo percentual. A pesquisa divulgada nesta terça feira foi realizada pelo Ibope, por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  A pesquisa realizada no final de janeiro foi feita pelo Instituto Datafolha.

Preocupante - O resultado da pesquisa mais recente é preocupante, ao revelar que 48% dos entrevistados não tem nenhuma preferência partidária, um indicador de que, nas próximas eleições, deve aumentar a quantidade de abstenções e de votos nulos e em branco. O resultado pode significar, também, um distanciamento perigoso das pessoas em relação à política e aos programas dos partidos políticos, o que pode animar aventuras golpistas e desmoralizar a democracia representativa. Um aspecto positivo, que deve ser considerado, é que 64% dos pesquisados reconhece a importância da filiação partidária de candidatos e candidatas a mandatos eletivos, um indício de que o distanciamento pode não ser tão grande assim. 

Responsabilidade -  A liderança petista deve ser comemorada, especialmente porque ela acontece apesar do massacre midiático de todos os dias. O percentual, contudo, aponta para uma responsabilidade que só pode ser cumprida pelo PT. Somos nós que temos que dialogar com o descrédito de parte significativa da população, lutando para preservar o espaço democrático e, ao mesmo tempo, para ampliar a simpatia petista existente na sociedade brasileira. É importante lembrar que a simpatia pelo PT já esteve perto de 30%, e que o crescimento dos números do absenteísmo são muito semelhantes do decréscimo da simpatia pelo nosso partido. Em eleições recentes, a soma de votos nulos e brancos com as abstenções chegou a 36%. Segundo a pesquisa, nas próximas eleições poderemos ter um aumento de 12% nessa despolitização, o que explica o percentual de 48%, cenário preferido de golpistas, inimigos permanentes da democracia.   

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...