domingo, 3 de janeiro de 2021

Dignidade e democracia

Exploração - A lógica do empreendedorismo está se espalhando perigosamente, e a situação degradante vem senso naturalizada. Andar com um carregamento de comida nas costas passando fome não é um empreendimento. Pessoas foram empurradas para esta situação por causa da própria sobrevivência. Um desafio importante para a esquerda, neste momento difícil, é contribuir para a organização para a mobilização dessas pessoas, uma forma importante de que seja enfrentada a exploração e a recuperação da dignidade desses seres humanos.

Pandemia - Os questionamentos das aglomerações de final de ano tiveram grande repercussão midiática. A mesma coisa não aconteceu com os ônibus e trens lotados desde o início da pandemia. Pessoas que dependem do trabalho para sobreviver nunca tiveram chance de qualquer isolamento social. O argumento de que "uma coisa é trabalho e sobrevivência, outra coisa é festividade" pretende naturalizar contaminações e mortes que acontecem por causa da exclusão social.

Golpe -  A decisão de negar acesso ao conteúdo de grampos telefônicos é mais uma demonstração de que o golpe continua em andamento. A atitude não é somente uma rebeldia contra uma ordem de uma instância superior. Essa questão nem devia ter chegado lá. É elementar que a defesa do presidente Lula tenha acesso a esses conteúdos para fazer o seu trabalho.

Democracia - O ano começa com a expectativa de que o juiz de Curitiba seja declarado, finalmente, suspeito. As evidências são inúmeras, e a consequência mais da decisão será o cancelamento das sentenças contra o presidente Lula e, consequentemente, o direito de ele participar da eleição de 2022, o que lhe foi negado em 2018. Existem pessoas que torcem para que ele continue inelegível, mas que, ao mesmo tempo, querem que ele esteja no palanque. 

Continuidade - As pessoas que engrossam o coro golpista pretendem viabilizar candidaturas sem perspectiva eleitoral. Acabam fazendo o raciocínio estranho de que ele não serve pra ser candidato, mas pode ajudar muito como cabo eleitoral. A anulação das sentenças contra o presidente Lula e a devolução dos seus direitos políticos são condições para a retomada da democracia. Há argumentações que se originam de pessoas que sempre estiveram do lado do golpe, e que pretendem transformar o presidente Lula em coadjuvante e excluir o PT da vida política de nosso país. Isto é inaceitável.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...