segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Teimosia petista e oportunismo direitista

Democracia - A luta democrática sempre teve valor estratégico para o PT e para a esquerda. Fora do ambiente democrático não há espaço para a mobilização dos trabalhadores e das classes populares. E sem esse espaço de mobilização, a convivência com o capitalismo sempre é muito mais difícil. 

Ataques - Nossa convicção democrática, no entanto, nunca impediu que fôssemos chamados de inimigos da democracia. Não foram poucas as vezes em que a esquerda foi acusada de criar (ou de incentivar) alternativas fascistas, pelo simples fato de teimarmos em existir.

Ideologia - O golpe de 2016 pretendeu criar um senso comum que confundisse a defesa de avanços civilizatórios com a defesa de ideias e propostas socialistas. A desinformação generalizada fez um estrago imenso, e defensores da civilização humana se viram, de uma hora para outra, acusados de serem comunistas, abortistas e comedores de criancinhas.

Oportunismo - A aparente neutralidade de algumas figuras públicas contribuiu para acirrar um sentimento antipetista e, em sintonia com os artífices do golpe, alguns oportunistas buscam, nessa conjuntura, se apresentar como alternativa política ao avanço da esquerda e ao desenvolvimento do PT. Para a opinião pública, esses isentos dizem enfrentar a direita, mas sempre pretenderam disputar a referência popular construída pela esquerda brasileira, ao longo da história do país.

Reafirmação - Não há como aferir a origem da teoria estúpida e infundada de que teria sido o PT o principal responsável pelo surgimento do "coiso". Também seria insensato apontar inimigos e adversários pela estupidez, mas, em todo caso, é importante reafirmar que não abrimos mão de nossa existência. Os que desejam o fim do PT e o sepultamento das ideias socialistas são admiradores (explícitos ou disfarçados) do modelo excludente vigente no capitalismo. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...