terça-feira, 21 de abril de 2020

Ideologia neoliberal e pandemia

Desinformação - A ignorância sobre o significado de socialismo e de comunismo é utilizada, calculadamente, para intervir na situação pós pandemia, quando somente um estado autoritário pró-capitalista será capaz de impedir avanços civilizatórios que podem relativizar o avanço do neo-liberalismo. Há um entendimento consensual de que o mundo nunca mais será o mesmo, e algumas atitudes do conservadorismo pretendem impor limites nas mudanças que, certamente, vão acontecer depois da pandemia. 

Ofensiva - O desmatamento das florestas e a escalada do aquecimento global sempre foram negligenciados pelo capitalismo. As limitações escritas em acordos internacionais sempre foram desrespeitadas e, em alguns casos, foram contrariadas deliberadamente. A tragédia do coronavírus coloca em cheque essas atitudes, e a situação só não vai significar a queda do sistema porque não existe, neste momento, uma força anticapitalista organizada para forçar a implantação de um outro modelo de funcionamento da economia.

Democracia - As reações ultraconservadoras miram o futuro, mas tentam influenciar o presente. As atitudes e posicionamentos do "coiso", quando defende o fim do isolamento, têm o objetivo de consolidar a pauta conservadora de seu governo e, ao mesmo tempo, procura consolidar uma pauta que atende os interesses imediatos do capitalismo. Não se trata apenas de se opor às loucuras do "coiso", que teima em afrontar a ciência, mas de resistir às tentativas de legitimar a invasão de terras pertencentes aos povos tradicionais.  

Eleições - O calendário eleitoral brasileiro prevê que os mandatos dos prefeitos e vereadores sejam renovados em outubro próximo. Não sabemos, ainda, se o calendário será mantido, mas, de todo modo, como partido organizado nacionalmente, o PT tem que estar preparados para essa batalha. Os posicionamentos do "coiso", as atitudes midiáticas de autoridades locais e a inivisibilidade do Partido dosTrabalhadores tornam ainda mais urgente que estejamos preparados. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...