quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O julgamento de Porto Alegre e a disputa de projetos

Sem povo - A cobertura jornalística do julgamento do recurso judicial em relação a uma sentença contra o presidente Lula se abstêm de mostrar imagens dos manifestantes a favor do primeiro presidente operário da história brasileira. São raras as imagens de manifestações populares na capital do Rio Grande do Sul.  A cobertura da mídia tradicional tem o objetivo de reforçar o espaço institucional e de diminuir as expectativas da população em relação a ações diretas. Mostrar manifestações de rua seria evidenciar a superioridade numérica dos defensores do presidente Lula e da democracia.  Apesar do esforço midiático, no entanto, a mobilização popular é a melhor ferramenta para o enfrentamento do golpismo. 

Fulanização - Outra ausência do noticiário é o conteúdo programático da disputa política representada pelo julgamento. Não há qualquer referência a projetos de inclusão social defendidos e colocados em prática pelo presidente Lula ou sobre as iniciativas do golpismo de implantar medidas supressivas de direitos. Ao apresentar o evento como exame exclusivo da vida pessoal do presidente Lula, a mídia tradicional quer desvincular o julgamento da situação atual e, ao mesmo tempo, legitimar as iniciativas do golpismo na implantação de medidas supressivas de direitos.

Com povo - Para o Partido dos Trabalhadores e para a esquerda, o espaço mais importante desse momento é a mobilização dos trabalhadores e da população. As ruas de Porto Alegre, cidade onde acontece o julgamento, e as concentrações populares em praças de todo o país, estão ocupadas por integrantes de movimentos sociais populares (defensores da democracia e do presidente Lula). Para nós o mais importante sempre foi (e vai continuar sendo) a intensificação da realização de manifestações dos trabalhadores e dos movimentos sociais populares.

Projetos - O julgamento de Porto Alegre é representativo da disputa de projetos que é travada na sociedade brasileira. Do lado dos que defendem a condenação do presidente Lula estão os que pretendem a implantação de medidas supressivas de direitos organizados, politicamente, em torno do golpismo. Entre os que querem a absolvição do líder operário, está a maioria da população do país, que defende a manutenção dos direitos alcançados até agora e a ampliação de mudanças que assegurem a superação das injustiças sociais ainda existentes em nosso país.    

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...