segunda-feira, 16 de março de 2020

Discurso e comunicação

Ressentimento - Descontados os seguidores tradicionais do "coiso", habitualmente raivosos, muitas pessoas que, aparentemente, não teriam motivos para desaprovar o gesto do médico Drauzio Varella, o fizeram por vários motivos. Muitas pessoas que atacaram o médico invocaram o cometimento de um crime hediondo por parte da pessoa trans para se posicionar. Houveram ainda os que alegaram razões pessoais para se expressar contra o gesto humanitário. 

Autocrítica - A esquerda sempre teve um problema de comunicação sério. Nossas publicações, na maioria das vezes, se dedicam a relatar posturas defensivas em relação a ataques do conservadorismo e a medidas governamentais contra a população. Isto não está errado, em princípio, mas a priorização dessa postura defensivista acaba por resultar em que a divulgação de propostas e projetos positivos fiquem em segundo plano. Para exemplificar como isso acontece, basta uma visita à página do PT na internet. Há uma grande quantidade de referências ao governo do "coiso", a ministros dele e a golpistas; e é muito pequena (e desproporcional) a propaganda de ideias e projetos.

Revogação - A disseminação do coronavírus é um problema gravíssimo. Estados e municípios vão precisar de muito mais leitos de UTI do que os que existem, especialmente nas periferias das grandes cidades, e isso exigiria altos investimentos públicos. Com a aprovação e a entrada em vigor da Emenda Constitucional que congelou todos os gastos públicos por vinte anos, os investimentos necessários ficaram impossíveis. É predominante a recomendação de cuidados individuais necessários e urgentes, e isso não está errado. O problema é que, ao mesmo tempo, acontece a secundarização de proposições de medidas amplas e estruturais, como a revogação da lei que implantou os cortes, o que pode resultar, mais adiante, na culpabilização das vítimas fatais pela própria morte.

Individualismo - As recomendações em relação à prevenção pessoal repetem um padrão que é utilizado em outras situações. As precárias condições de moradia são atribuídas, com certa frequência, a pessoas que foram morar em áreas de risco. Dificilmente se vêem comentários atribuindo a situação à especulação imobiliária. Nos casos de poluição do meio ambiente, as pessoas que jogam garrafas pet e outros materiais nos rios e nas ruas são sempre culpabilizadas. Raramente os crimes ambientais são atribuídos a fabricantes de embalagens.

Assassinatos em massa - Os alarmes em relação à propagação do coronavírus são reveladores, também, que o sistema capitalista promove, há bastante tempo, o assassinato em massa de pessoas pobres e de moradores da periferia. A ausência de condições sanitárias mínimas e as poucas vagas no sistema público de saúde são responsáveis, todos os anos, pela morte de milhões de pessoas.  Há uma escalada de ódio, especialmente nas redes sociais, que desdenha essa realidade, especialmente por não ter o mínimo respeito com a vida dos seres humanos.

Enfrentamentos - Os ataques explícitos ao PT e à esquerda acabaram por produzir um mascaramento dos enfrentamentos reais e concretos. Esse tipo de situação facilita as tentativas de inibir e dificultar posicionamentos que seriam, minimamente, anticapitalistas. A situação também possibilita que figuras públicas da política tradicional tentem influenciar deliberações da esquerda, sempre em prejuízo de uma maior ocupação dos espaços institucionais.

Mídia progressista - São poucos os canais de comunicação do campo progressista, e isso resulta num enorme prejuízo para as ideias socialistas e libertárias. É importante contabilizar nossos avanços, mesmo com uma mídia majoriariamente contrária, mas isso não deve nos afastar de uma avaliação dura e rigorosa. Somos poucos, mas, desgraçadamente, não temos sido bons o suficiente para disseminar ideias progressistas. Enquanto isso, a mídia tradicional continua tratando negros e mulheres como exceções ou como bandidos; e segue estigmatizando gays e lésbicas, como figuras caricatas que só adquirem importância durante o Carnaval.

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...